Compartilhe essa Notícia:

 Entre os denunciados, estão três funcionários e um ex-funcionário da instituição bancária. Os suspeitos foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato na cidade de Timon.

Na última quinta-feira (5), o Ministério Público do Maranhão ofereceu Denúncia contra 10 pessoas pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato na cidade de Timon, a 450 km de São Luís. Os denunciados são suspeitos de integrarem uma organização criminosa responsável pelo desvio de mais de R$ 500 mil dos cofres do Banco do Brasil.

Entre os denunciados, estão três funcionários e um ex-funcionário da instituição bancária.

Os suspeitos foram identificados durante uma investigação realizada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio da 5ª Promotoria Especializada de Timon, e pela Polícia Civil do Maranhão, através do 1º Departamento de Combate à Corrupção de Timon.

Durante as investigações ficou constatado que alguns integrantes do esquema realizaram movimentações financeiras suspeitas, incompatíveis com suas rendas.

Segundo a polícia, o esquema consistia na liberação fraudulenta de pagamentos de consórcios de serviços oferecidos pelo banco, mediante apresentação de notas fiscais falsas.

A estrutura criminosa contava, ainda, com um esquema de escoamento do dinheiro, proveniente das liberações fraudulentas. O dinheiro escoava através de contas de empresas, previamente, constituídas com essa finalidade.

Ação criminosa entre funcionários, parentes e amigos

As investigações do MP-MA e da Polícia Civil apontaram, ainda, que o esquema criminoso contava com a participação de funcionários do Banco do Brasil que tinham acesso aos sistemas para inclusão de informações e dados e a consequente liberação dos pagamentos. Os funcionários facilitavam os pagamentos de consórcios contratados por cônjuges, parentes próximos e conhecidos.

Após a conclusão das investigações o Ministério Público ofereceu Denúncia contra 10 pessoas, entre elas, três funcionários do Banco do Brasil e um ex-funcionário da mesma instituição.

Além da Denúncia criminal, o Ministério Público requereu ainda o afastamento dos funcionários de suas atividades no Banco do Brasil, justificando com a possibilidade de reiteração das condutas e novos danos ao patrimônio da instituição financeira.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários