Compartilhe essa Notícia:


O Parque João do Vale foi inaugurado no último dia 04 de setembro, e apesar de muito se falar nas áreas de de lazer da localidade, o espaço também virou um importante núcleo de preservação da cultura pedreirense, contando com uma escola de música, uma biblioteca e o belíssimo Memorial João do Vale, que atrai vários visitantes que desejam conhecer melhor o maior ícone da cultura local que já existiu.  

O  memorial 

A primeira parte da viagem apresenta painéis contendo gravuras e informações biográficas dos primeiros anos de João do Vale, mostrando suas influências na música e seus primeiros passos como artista, que mesmo não sendo considerado um homem culto, nasceu dotado de talento poético fora de série. 

No espaço interno do museu, há uma sala interna dedicada a um dos melhores momentos de sua carreira: sua apresentação ao vivo no Show Opinião, espetáculo em que ele se apresentou junto com grandes nomes como Zé Kéti e Maria Bethânia. Toda a sala simula o ambiente e iluminação do evento. Foi lá que a poesia do ''Poeta do Povo'' encantou o público através de sua lendária canção ''Carcará'', que no evento foi interpretada por Maria Bethânia e foi consagrada como um verdadeiro hino da música brasileira.

Toda atmosfera do musical Show Opinião foi muito bem reproduzida no Memorial João do Vale
 
Talvez a melhor parte dessa viagem pela memória do poeta seja a sala onde é apresentada sua discografia, que impressiona não só pela riqueza de informações e estética, mas também pela tecnologia, pois permite aos visitantes escutar todo o catálogo do poeta em aparelhos modernos, além de mostrar sua discografia disponibilizada em ordem cronológica, incluindo discos e canções menos conhecidas da carreira de João do Vale. 

Cada disco lançado por João do Vale está ao lado de um aparelho com fone para os visitantes escutarem as músicas.

O uso da tecnologia para preservar a memória do Maranhense do Século também pode ser visto na sala seguinte, onde se encontram depoimentos de artistas, amigos e familiares que o conheceram em vida, lembrando de como era a convivência com João do Vale, momentos marcantes que passaram com o poeta e detalhes de sua biografia. 

A última sala que os visitantes adentram se trata de um resumo de tudo que foi visto antes: há uma linha do tempo de sua trajetória, desde seu nascimento no Lago da Onça, ascensão como artista consagrado e retorno à vida simples. No local há uma réplica de sua antiga casa onde viveu pela sua infância, já demolida, além de guardar também um busto em homenagem ao cantor e recortes de revistas antigas sobre ele.  

O museu é dirigido por João Aurélio do Vale, filho de João do Vale, que agora está vindo do Rio de Janeiro para morar em Pedreiras a fim de cuidar do legado de seu pai. Em uma entrevista que ele concedeu ao Blog ontem (Veja AQUI), João Aurélio afirma que ficará na direção também da biblioteca e da escola de música próximas ao museu.  






































⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários