Compartilhe essa Notícia:

Com a pandemia, o número de mortes teve alta de 15%, o maior aumento desde o início da série histórica, em 1984. Já os registros de nascimento diminuíram quase 5%. O número de casamentos despencou 26%, a maior queda desde o início dessa pesquisa.

O IBGE apresentou, na última quinta-feira (18), números que retratam o impacto da pandemia no Brasil nos nascimentos e nas mortes.

"Olá! Me chamo Adriana, tenho 49 anos, e vim aqui contar um pouco da minha frustração sobre o meu casamento": a diarista Adriana e o mecânico Fabiano passaram dez anos sonhando com o casamento na igreja. A cerimônia marcada para março do ano passado teve que ser adiada por causa das medidas de isolamento. Apesar da decepção, a união aconteceu em agosto deste ano.

“Foi o momento mais maravilhoso dentro desses meus 49 anos de vida, tirando o nascimento dos meus filhos”, conta Adriana Costa.

Casais em todo o Brasil tiveram que lidar com a frustração de festas e cerimônias canceladas. Em 2020, o número de casamentos despencou 26%. Foi a maior queda desde o início da série histórica do IBGE.

Luís e Juliana finalmente puderam, nesta quinta-feira (18), realizar o sonho adiado duas vezes por causa da pandemia.

"Chorei todos os dias, todos os dias. Mas depois fui me conformando, fui entendendo, e entendi que era só um adiamento, não era um cancelamento. Aceitei, e agora chegou o grande dia e eu estou super nervosa”, diz a analista comercial Juliana Serafim.

Em dias assim, o cartório nem parece um lugar burocrático. Momentos importantes da vida passam por ali. As certidões não registram o sofrimento de quem perdeu amigos e parentes para Covid, mas elas dão uma pista do tamanho da dor que abalou o país inteiro.

O Brasil teve mais de 1,5 milhão de óbitos no ano passado, alta de 15%, ou quase 200 mil mortes a mais que em 2019. Foi a maior alta desde 1984. Já os registros de nascimento de 2020 diminuíram quase 5% se comparados com o ano anterior.

O psiquiatra Luiz Alberto Py afirma que as estatísticas mostram como todos nós fomos marcados pela pandemia: “A vida mudou para todo mundo. Não dá para dizer vamos voltar e vai ser como era antes. Porque todos nós passamos por uma experiência extremamente marcante. E isso faz uma mudança dentro da gente, a gente valoriza mais a vida”.

O estresse provocado pela pandemia acabou com o casamento da Andreia e Marcelo, mas eles tiraram lições desse período, principalmente sobre a relação em família. E, nesta quinta, foi a separação que chegou ao fim.

“Eu sou a ex-mulher dele, daqui a pouco eu vou ser a atual”, brinca a empresária Andreia Fernandes de Araújo. “E eu sou o ex-marido dela e agora vou ser marido novamente”, devolve o empresário Marcelo Fernandes Parente. “Esperança, recomeço. Não só na vida social, mas na sentimental também”, ressalta Andreia.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários