Compartilhe essa Notícia:

Valor é destinado para salário de agentes, transporte, material de limpeza, água, luz, telefone, lixo, esgoto, itens de higiene, alimentação, atividades educacionais, recursos de saúde, entre outros.

Um preso custa aos cofres dos Maranhão, em média, o valor de R$ 1.980 por mês. É o que revela um estudo inédito obtido com exclusividade pelo g1 e pela GloboNews. O valor está acima da média nacional, que foi de R$ 1.800 por preso — a diferença no custo per capita, porém, chega a 340% na comparação entre estados brasileiros.

Para chegar aos valores, foram feitas solicitações via Lei de Acesso à Informação às unidades da federação. E, apesar de desde 2012 uma resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) estabelecer parâmetros para a aferição do custo de cada preso, poucos estados seguem tais critérios.

O CNPCP lista como custos as despesas com pessoal (salários dos agentes e outros encargos), transporte, material de limpeza, água, luz, telefone, lixo, esgoto, itens de higiene, alimentação, atividades educacionais, recursos de saúde, entre outros.

O documento foi elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Fonte: G1
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

9 Comentários

  1. Duvido si é so isso !
    até nutricionista eles têm
    faz outra pesquisa que vai lá pra 3.500 ou 4.000 pila

    ResponderExcluir
  2. SOLUÇÃO MAIS ÓBVIA: REDUZIR MORDOMIA DE VAGABUNDO E COLOCÁ-LOS PARA TRABALHAR. CASO NÃO QUEIRAM TRABALHAR: MORTE!

    ResponderExcluir
  3. Mandar soltar dentro do mar esse vagabundo deixa sem comer ai eles n quef ir maix ai tem mordomia demais

    ResponderExcluir
  4. Bota esses salafrário pra trabalhar pra pagar os custos rsrsrs cambada de pela egua

    ResponderExcluir
  5. Sem falar na saúde que tem médico na hora que eles precisam e pra um cidadão consegui uma consulta e um trabalho medonho as vezes tem que madrugar na fila pra conseguir e as ainda não conseguem. Dentista entre outras prioridades.

    ResponderExcluir
  6. Esse dinheiro. Já sei pra onde ele vai, pro bolso dos políticos,( fica só no papel) o dinheiro mesmo vai para no bolso dos nossos governatis .

    ResponderExcluir
  7. Essses benefícios, todos, p a bandidagem, foram criados no governo de LULA E DILMA!

    ResponderExcluir
  8. Se matasse era muito melhor do que ficar gastando esse dinheiro

    ResponderExcluir