Compartilhe essa Notícia:

O Congresso derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao aumento do fundo eleitoral e garantiu uma verba de R$ 5,7 bilhões para financiar as campanhas em 2022. Com isso, os partidos terão direito a quase o triplo dos recursos destinados nas últimas eleições, em 2020.

Em votação no Senado, o veto foi rejeitado por 53 votos a 21. Na Câmara, foram 317 para garantir o aumento e 146 contra. O valor do financiamento será colocado agora no Orçamento de 2022, a ser votado pelo Legislativo na próxima semana.

Apesar do veto, o governo liberou os partidos da base aliada a reverter a decisão formal de Bolsonaro e garantir o valor turbinado para as campanhas eleitorais do próximo ano. O bloco liderado pelo Centrão encabeçou as articulações na Câmara.

No Senado, os maiores partidos também se alinharam para derrubar veto. Apenas Podemos, Cidadania e Rede orientaram os senadores a votar contra. O PSDB liberou a bancada e os demais se posicionaram em peso pela derrubada.

Conforme o Broadcast Político mostrou nesta quinta, 16, parlamentares se articulam para turbinar o fundo eleitoral e miraram em um corte de recursos da Justiça Eleitoral no Orçamento, que atualmente tem verbas calculadas em R$ 10,3 bilhões. O argumento é de que o Poder Judiciário tem um orçamento superior a de outros órgãos e precisa dar sua “contribuição” na contenção de despesas.

Tirar recursos da Justiça Eleitoral para turbinar o fundo eleitoral, no entanto, é uma manobra com entraves técnicos, de acordo com especialistas do Congresso.

No Orçamento, o caminho pode ser a redução de recursos das emendas de bancada estadual. Ou seja, os parlamentares abririam mão de parte dos recursos das verbas impositivas para irrigar a campanha dos candidatos em 2022.

Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a estratégia dos parlamentares foi vincular parte da verba a um porcentual do orçamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários

  1. Não pra ter um pra esses ladrões gastar em campanhas

    ResponderExcluir
  2. Bolsonaro lutando contra um sistema da desgraça, não era ter um real liberado pra esses canalhas gastar em campanhas

    ResponderExcluir
  3. Cadê os bolsonaristas nos comentários quando sai uma notícia dessa?
    Quando o otário do presidente disse que "ripou" o pessoal do IPHAN, em prol de benéfico do amigo dele.
    Cadê??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cobre seu deputado federal, Bolsonaro vetou e os deputados derrubaram o veto dele, parecesse que não sabe ler.

      Excluir
  4. O lema da bandeira do brasil deveria ser: Um país de vagabundos

    ResponderExcluir
  5. Deputados e senadores td ladrao e ainda pagamos a campanha deles .acordem otarios que brigam por lula e bolsonaro quem gera renda é o povo pagando imposto pra sustentar politicos ladroes.quem manda o pais somos nois o povo caralho

    ResponderExcluir