Compartilhe essa Notícia:


Professor Valdielcio Moura explica para os leitores do blog 

Professor Valdielcio, Coordenador do Simproesemma de Lago da Pedra


Na manhã de terça-feira, dia 21, em sessão bastante polêmica da Câmara Municipal de Lago da Pedra/MA, 12 dos 13 vereadores, aprovaram o projeto enviando pelo Executivo que trata sobre destinação das sobras dos recursos do Fundeb/2021. Os professores efetivos (concursados) esperavam que a Prefeita rateasse essa sobra entre eles, conforme a regra. No entanto, o Projeto aprovado não atendeu o anseio dos efetivos. Por conta da aprovação, sem ouvir seus representantes na sessão, os docentes deixaram a Câmara em sinal de protesto e realizaram um ato em frente ao prédio.

Mas o que os professores de Lago da Pedra esperavam e o por que o projeto aprovado não atende a expectativa da classe. Sobre essas indagações, o blog entrou em contato com o professor Valdielcio Alves de Moura, diretor do núcleo do Simproesemma de Lago da Pedra. Veja as explicações.

Blog do Carlinhos – O que aconteceu hoje na Câmara?

Professor Valdielcio - Na verdade, o que aconteceu foi o seguinte, a prefeita Maura Jorge encaminhou um projeto obscuro para a Câmara de Vereadores em que não retrata nem a estimativa de valores da sobra, nem a quantidade de profissionais que serão beneficiados com o rateio da sobra do FUNDEB. Os vereadores, acordados com a gestora, aprovaram o projeto contra os anseios da categoria.

Blog do Carlinhos – E o que vocês quer?

Professor Valdielcio - O que nós queríamos era pelo menos uma estimativa, que no projeto estipulasse que seria a sobra rateada entre os profissionais em educação que são efetivos do município, e não da forma que está nesse projeto aprovado.

Blog do Carlinhos – Por que os professores deixaram a sessão?

Professor Valdielcio - Foi nossa forma de manifestar, se retirando da Câmara de Vereadores, porque entendemos que tudo já estava acordado entre os doze vereadores e a senhora prefeita; o presidente da Casa negou a palavra para o representante da categoria, justamente para que não viéssemos expor os questionamentos. O que os vereadores de Lago da Pedra fizeram foi assinar um cheque em branco e entregaram para a senhora prefeita, para ela pegar a sobra do FUNDEB e fazer o que bem entender.




Blog do Carlinhos – Soube que a prefeita vai pagar abono para todos os professores.

Professor Valdielcio - É o que se ouve nos bastidores, que a prefeita vai pagar um abono de R$ 2.000 e existe até a história de uma cesta básica. Ela vai pagar para os contratados que estão com contratações irregulares, isto é, não houve seletivo, porque o contratado tem direito, quando é seletivado, o que não ocorreu em Lago da Pedra.

Professor Valdielcio -  Inclusive temos contratados que só agora receberam um pagamento, outros receberam dois, outros receberam três. Ou seja, todos eles irão receber o abono normalmente como professores de carreira que têm 15 ou 23 anos de concurso público.

Blog do Carlinhos – Por que acha que esses profissionais contratados irão receber igualmente aos concursados?

Professor Valdielcio - Ela colocou no projeto que, havendo sobra, irá ratear, mas não estipulou para quem, simplesmente colocou que é para os professores em efetivo exercício no ano de 2021. Ou seja, incluiu todo mundo. Isso significa que, se hoje ela pegar e inchar a folha do mês de dezembro, todo esse pessoal passa a receber, mesmo sem estar recebendo em meses anteriores.

Professor Valdielcio - Ela colocou no projeto que vai ser publicado um decreto, e nele será determinado as diretrizes do rateio, ou seja, ela fará do jeito que quiser.


Mais sobre o protesto dos professores 


Nas redes sociais 



Professores fazem manifesto por não aceitar aprovação do abono salarial sem real apresentação do valor repassado da sobra de 70% em Lago da Pedra 


Vídeo 

O outro lado 


O blog está a disposição para postar nota de esclarecimentos dos citados na matéria. 


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. o dinheiro é do suò da Maura e da Vany melo essa familia é assim mesmo se tratando de dinheiro eles são capazes de tudo. cmabada de burros se iludiram com aquela simpatia falsa e demagoga aquele discurso de boasinha olha ai a boazinha. tomem na cara de vcs cambada de eleitores burros

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que nunca estão satisfeitos!
    O blog deve apagar esse comentário homofóbico acima.

    ResponderExcluir