Compartilhe essa Notícia:

Émerson Macedo 


2022 já dando seus primeiros passos e, como todo ano eleitoral, as pautas mais debatidas giram em torno dos postulantes aos cargos postos em disputa. No cenário estadual, dentre os nomes que vêm ganhando destaque, vale pontuar o do advogado e ex-secretário da Semapa, Émerson Macêdo, que já confirmou que participará do pleito como pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD).

O advogado, além de ex-titular da Semapa, também é ex-secretário adjunto da Sagrima e atualmente integra a diretoria da Caixa de Assistência da OAB/MA. Conselheiro do SEBRAE/MA. Preside a Comissão de Direito do Agronegócio da OAB/MA e o Sindicato de Produtores Rurais de Esperantinopolis, Poção de Pedras e Região ( SINPROESPP).

Com seu largo lastro de experiência, tanto na advocacia quanto no agro, Émerson já figura como um dos favoritos para ocupar uma das 42 vagas do Legislativo Estadual maranhense.

Experiência e pautas para o agro

Quando secretário adjunto da Sagrima, Émerson ajudou a desenvolver projetos em prol dos produtores rurais do Maranhão, como o Mais Produção, Agropolos, Mais Sementes, DCAA, entre outros. Na gestão do ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr., esteve à frente da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, onde desenvolveu projetos como a Feirinha de São Luís e a Reconstrução de Mercados, que alavancaram a agricultura da cidade.

O ex-secretário levanta a bandeira do agro e se diz um fiel defensor da articulação entre políticas ambientais e agrícolas, em prol do desenvolvimento sustentável.  Segundo ele, “a relação entre a atividade agrícola e o meio ambiente não precisa ser litigiosa, pode e deve conviver de forma harmônica”.

 

Uma das pautas defendidas de forma incisiva por Emerson, como forma de fortalecer o agronegócio, é a ampliação da malha ferroviária do Maranhão. “Investir na ampliação da malha ferroviária do nosso Estado significa escoamento em larga escala, baixo custo com transporte de longas distâncias e redução de emissão de gases”, explica o pré-candidato, afirmando ainda que a luta em prol da pauta seguirá sendo travada, caso seja eleito deputado estadual, e que buscará esta ampliação através do novo Marco Legal Ferroviário sancionado pelo Governo Federal.

Advocacia e o Agro

Como grande incentivador do setor, Émerson observa a importância do agronegócio para o Brasil, ressaltando dados do IBGE que situam o agro como a única área com resultado positivo no primeiro trimestre de 2020. ”Eis a magnitude do agro. Mesmo diante de uma pandemia, as cadeias produtivas agropecuárias continuaram seu trabalho, impedindo que houvesse desabastecimento e, principalmente, colaboraram para que os dados econômicos não fossem tão negativos, com se viu em outros países”.

É diante desses dados que evidenciam a robustez do setor que Émerson defende também uma maior segurança jurídica na prática do agronegócio. Para isso, segundo ele, “faz-se necessária legislação adequada e específica para uma área que tanto tem crescido e acrescido ao nosso país”.

Entretanto, avanços são pontuados pelo advogado, como a lei 13.986/20, advinda da MP 897/19, a chamada Lei do Agro, cujo principal objetivo é permitir a renegociação de dívidas e ampliar as opções de financiamento para o produtor rural, concedendo créditos maiores por um custo menor.

Um aliado do agro para a construção de pontes entre o setor e a advocacia. Assim Émerson Macêdo se auto define. E, convicto dessas pautas, segue construindo sua trajetória, deixando a marca de seus passos na advocacia e no agro. Uma atuação, aliás, com grande chance de ser acolhida pelo eleitorado. Mas, isso só o tempo dirá. Aguardemos!


Por: Tarcila Mendes

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Tem cada papagaiada. O cara é um ex cargo em comissão e acha que já tem prestígio para disputar uma campanha para deputado. Brincadeira né?!

    ResponderExcluir