Compartilhe essa Notícia:

Levantamento do g1 considera 58 promessas assumidas pelo presidente durante a campanha eleitoral de 2018. Os dados mostram, ainda, que 19% das promessas foram cumpridas parcialmente e 47% ainda não foram cumpridas.


Em três anos de mandato, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu uma de cada três promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018.

Levantamento exclusivo feito pelo g1 mostra que 20 de 58 compromissos assumidos pelo então candidato, eleito para um mandato de quatro anos, foram integralmente cumpridos. Isso corresponde a 34% do total.

A relação completa das promessas e os seus andamentos está na página especial "As promessas dos políticos" (consulte aqui). Para selecionar as promessas em 2018, o g1 considerou o que pode ser claramente cobrado e medido.

Trata-se de um acompanhamento ao longo da gestão. A avaliação final será feita ao término do mandato.

Os dados mostram, ainda, que 19% das promessas foram cumpridas parcialmente durante três anos de gestão – o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue.


Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelo governo Bolsonaro são 47%.

Entre as promessas cumpridas, está a de "Ter a independência formal do Banco Central", compromisso que consta do plano de governo de Bolsonaro. Em fevereiro de 2021, o presidente sancionou a lei aprovada pelo Congresso Nacional que estabelece a autonomia do Banco Central. Com a sanção, o presidente do BC perdeu o status de ministro de Estado e terá mandato de quatro anos, não coincidente com o do presidente da República. Diretores também terão mandatos.

Já uma das promessas não cumpridas foi a de "Acabar com reeleição para presidente e reduzir número de parlamentares". A reeleição para presidente continua válida e não houve nenhuma alteração no número de parlamentares no Congresso Nacional. Bolsonaro, aliás, se filiou ao PL em novembro de 2021 para disputar as eleições de 2022.

O monitoramento das promessas dos políticos é feito pelo g1 periodicamente desde 2015. O levantamento é feito por mais de 50 jornalistas de todo o Brasil, que seguem uma metodologia própria para separar e avaliar tudo que pode ser claramente cobrado e medido ao longo do mandato.

Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas é:

Total de promessas: 58

Cumpridas: 20

Cumpridas em parte: 11

Não cumpridas ainda: 27

Fonte - g1

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

12 Comentários

  1. Em que mesmo, pelo o que eu saiba, invés de fazer, ele fez foi destruir!

    ResponderExcluir
  2. SÓ SE FOI PRA OS EMPRESÁRIOS, PECUÁRISTAS E OS FILINHOS DELE.

    ResponderExcluir
  3. As mais importante promessas cumpridas, foi cortar a mamata da Globo e dos artistas esquerdopatas da Lei Rouanet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirou a mamata da globo e botou pra RECORD e SBT
      Descobriu dois santos pra cobrir um.

      Excluir
  4. O autor da informação é "Fonte: g1"? Aí, eu pergunto, tem credibilidade? É informação, ou calúnia e difamação? Claro que não é reportagem. Essa matéria são gemidos de quem teve a "chupetinha" tirada. A "red goebbls" tá doida pra voltar a "mamar", pra isso ela tem que derrubar que lhe tirou a chupeta.

    ResponderExcluir
  5. Nuca pobre viu tanto dinheiro na vida d
    ele ainda tem um inbecil falando da pecuária 🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  6. Nuca pobre viu tanto dinheiro na vida d
    ele ainda tem um inbecil falando da pecuária 🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  7. Ce a canpanha de bosonaro 2018 foi feito na metira, imagine cunprir tal fato

    ResponderExcluir
  8. um infeliz desse era melhor ser sensato e pedir pra sair logo....eu nao acho que ele ainda vai ter coragem de disputar a eleicao contra lula....ele num é doido...hoo presidente fraco...onde encontramos uma lastima dessa

    ResponderExcluir
  9. Só em ter acabado com a globo lixo ele já fez demais tá bom e cortou a mamata desses artistas sem futuro

    ResponderExcluir
  10. Como pagar promessas, se o dinheiro dá mal para cobrir a Pandemia. Mesmo assim o BOLSONARO tem feito mais que os petistas em 16 anos no poder. Tá terminando de concluir a ferrovia que liga Maranhão a São Paulo, concluiu a transfusão do rio São Francisco levando agua p/ todo Nordeste, asfaltou varias estradas do Brasil, principalmente nos Estados grandes produtores que eram prejudicados pela falta de estradas, e varias outras coisas, que a imprensa Petista, que era paga p fazer apologia ao LULADRÃO com mentiras, não divulga, só persegue, ainda bem que existem as redes sociais honestas,imparciais que divulgam a verdade . Vocês militantes do PT e os Artistas que viviam sugando o dinheiro público através da lei Rouanet , vão morrer abraçados, porque BOLSONARO vai ganhar de novo !

    ResponderExcluir
  11. como e que vai cumpri com um congresso cheio de vagabudos que so vota contra o povo, assim o cara nem trabalha direito, alem disso ainda tem o stf para atrapalha

    ResponderExcluir