Compartilhe essa Notícia:

 Levantamento da consultoria Tendências mostra que 37,7 milhões de domicílios compõem a base social do país neste ano, com uma renda mensal de até R$ 2,8 mil.


O Brasil ficou mais pobre em dez anos. Entre 2012 e 2022, a fatia de domicílios brasileiros que integra as classes D e E aumentou de 48,7% para 51%, mostra um levantamento realizado pela consultoria Tendências.

Em números absolutos, são 37,7 milhões de domicílios compondo a base social neste ano.

O país não tem um critério único para classificar as classes de renda. Pelo levantamento da Tendências, as classes D e E são compostas pelos domicílios com renda mensal de até R$ 2,8 mil.

Nesse levantamento de 10 anos, a piora da mobilidade social mostra um importante revés para o Brasil. Desde o início dos anos 2000 até meados da década passada, o país viu o fortalecimento da classe C e parecia, enfim, se consolidar como uma economia de classe média – em 2004, 64% dos domicílios integravam as classes D e E, enquanto 22,4% pertenciam ao grupo da classe C.

Mas a recessão observada entre 2014 e 2016 e os efeitos econômicos detonados pela pandemia de coronavírus interromperam esse processo.

"A crise do biênio 2015 e 2016 provocou efeitos negativos na mobilidade social. Houve a ampliação das classes D e E e o enxugamento da classe média", afirma Lucas Assis, economista da Tendências. "O quadro já não era tão favorável, e a pandemia ampliou ainda mais as desigualdades."

Fonte: G1
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. O G1 como sempre, omite os responsáveis e falsea os dados. Por exemplo: "entre 2012 e 2022", pra não dizer de "2013 a 2021"? 2013 lembra o quê? Talvez, os analfabetos funcionais não identifique, mas faltou dizer somente que NINGUÉM SAIU DA POBREZA, conforme mentiram para os brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nenhum eleitor do PT saiu da pobreza + muitos políticos, jornalistas e artistas de esquerda saíram da pobreza rapidamente, por isso vivem hj chorando pedindo a volta do ladrão de 9 dedos

      Excluir