Compartilhe essa Notícia:


Na manhã desta terça-feira (04) a prefeita de São Roberto, Danielly Trabulsi (PTB), assinou o Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que beneficiará as famílias do Assentamento João do Vale Verde, na comunidade de Canaã.

O documento prevê parceria para supervisão e atualização cadastral dos assentados, verificação de permanência das famílias beneficiárias e operacionalização de créditos de fomento à mulher do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

A prefeita ressaltou que foi muito bem recebida pelo novo superintendente do INCRA no Maranhão, Marconi Mendes Gonçalves. “Ele é muito ágil e resolutivo e certamente teremos uma ótima parceria em favor dos moradores da comunidade de Canaã, beneficiando as famílias assentadas naquela área”.

Concessão dos programas Fomento e Fomento Mulher

Num primeiro momento, o instrumento legal permitirá a concessão do programa Fomento e Fomento Mulher, cujo público alvo são famílias que desejarem implantar projeto produtivo dentro das áreas de assentamento para melhoria das suas atividades produtivas e geração de renda.

Mas a pretensão da prefeitura é que a cooperação seja estendida também aos demais programas do instituto como outros documentos que os assentados e demais proprietários de terra necessitarem.


Linhas de créditos

O valor do crédito Fomento é de R$ 6.400,00 liberados em duas operações e o Fomento Mulher é de até R$ 5 mil, em operação única, por família assentada. Assim como as demais linhas de crédito do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), para que o beneficiário tenha acesso ao crédito é necessário projeto técnico, a ser elaborado por profissional habilitado em conformidade com a finalidade de aplicação do beneficiário e dentro dos critérios específicos de cada modalidade.

Após assinatura dos contratos com os beneficiários considerados aptos, o Incra autoriza o Banco do Brasil a creditar o valor referente à modalidade solicitada, com movimentação feita por meio de cartão magnético individual, sendo o mesmo válido para todas as modalidades.

As linhas de crédito do PNRA permitem a instalação no assentamento e o desenvolvimento de atividades produtivas nos lotes. Desde o pedido do crédito aos agentes municipais capacitados, até a sua aplicação, haverá o acompanhamento e monitoramento de cada etapa de execução.

Os créditos chegaram em um bom momento trazem a oportunidade para o público da reforma agrária permanecer no campo e se desenvolver no meio rural.

Com informações de Nilton Lee

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários

  1. Devolva o dinheiro dos Professores prefeita!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo vai ser difícil saí abono dessa gestão aí. Sindicato dos professores não permitirá ela fazer nenhum rateio durante os quatro anos. Sidicato Pelego!!! Coitados desses professores de São Roberto!

    ResponderExcluir
  3. Coitado ou burros?todas as cidades estão pagando,menos aqui.será se o comerciante da cidade poção está preocupados?A cícera? A ligiéria??

    ResponderExcluir
  4. TEM UMA TURMA BOA QUE SÓ SABE ENROLAR.MINHA FILHA ESTUDAVA NUMA ESCOLA E APENAS UM PROFESSOR CONSEGUIU FAZER COM QUE ELA APRENDESSE ALGUMA COISA.ELE É DE ESPERANTINÓPOLIS E VIAJOU PARA UM TRATAMENTO HÁ QUASE 3 ANOS

    ResponderExcluir
  5. MEU CARO,DR JERRY GASTOU OS OLHOS DA CARA PARA GANHAR A ELEIÇÃO E TODO MUNDO SABE.ALGUÉM ACHA QUE ELE DARÁ ABANO PARA NINGUÉM DEVENDO AINDA DA CAMPANHA.NO MAIS,QUEM TRABALHOU AQUI ESSE ANO?A CÍCERA?O TIAGO?

    ResponderExcluir
  6. Eu fico me perguntando se em São Roberto não existe nenhum professor q tenha coragem de ir ao Ministério público para denunciar essa prefeita? Denúncia esta, no sentido de pedir a folha de pagamento da Educação para constatar se realmente há ou não sobras do Fundeb.

    ResponderExcluir