Compartilhe essa Notícia:


O município de Pedreiras iniciou testagens em massa da covid-19, porém, nos últimos dias algumas pessoas que fizeram os exames alegam que os testes estão com a data de validade vencida. 

Em virtude disso, repercutiu na cidade a ideia de que os testes da SEMUS estariam sendo aplicados fora da data de validade de propósito, para que o município tivesse um quadro de casos positivos que justificasse a decretação do estado de calamidade, a fim de supostamente "barganhar recursos" tal como afirma uma mensagem publicada nos grupos de Whatsapp. 

Neste sábado (22), o Blog entrou em contato com o Secretário de Saúde, Marcílio Ximenes, sobre o assunto. Em resposta, ele alegou que os testes não estão fora do prazo e que, na verdade, a data nos documentos foram erro de digitação. Por conta disso, a notícia que repercutiu a respeito do caso não passa de boato. 

"O responsável por fazer a impressão dos laudos, imprimiu tudo imediatamente e não percebeu a data do lote que nós já tínhamos trocado e que venceria dia 20. Por conta disso foi impresso com outra data. Acontece que fizemos todos os testes no prazo de validade", afirmou.

Ele continuou afirmando que, mesmo se os testes estivessem vencidos, teriam estabilidade para durar até por três meses e que eles estarem fora do prazo de validade não implicam em resultados positivos ou negativos.  

"Mesmo se os testes estivessem vencidos eles seriam válidos, pois a ANVISA autorizou que eles ainda podem ser aplicados após três meses após a data de vencimento. Acontece que este não foi o caso aqui e ontem mesmo recebemos novos lotes que irão vencer somente em outubro", continuou.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

5 Comentários

  1. Os testes caso estivessem vencidos poderiam ter o resultado tbm negativos.

    ResponderExcluir
  2. Verdade pois a minha filha fez o teste dia 20/01, mais a validade esta dia 07/01.. vencido

    ResponderExcluir
  3. Seguraram os testes até agora, deixando vencer. Será p q ?

    ResponderExcluir