Compartilhe essa Notícia:


A data desta quarta-feira, dia 23, representa um dia de vitória para os moradores de Pedreiras e região, que necessitam dos serviços da Vara do Trabalho na cidade. Ainda na última semana, assim que foram informados do possível fechamento do órgão, membros da classe empresarial pedreirense divullgaran uma contundente nota de repúdio, que foi amplamente divulgada nas redes sociais, blogs e demais veículos de notícias. (Veja AQUI)

A mobilização dos empresários de Pedreiras alcançou a TV e a rádio, em que outras classes conseguiram debater e defender a permanência da vara que atende não só Pedreiras, mas vários municípios da região. Quem acompanhou a luta de perto sabe que a ACIAP, SINDLOJAS e CDL, não se limitaram apenas à divulgação de nota e debates. A briga para manter os direitos dos trabalhadores também se estendeu para a via política. 

Uma comitiva capitaneada pelos empresários Benselmo Braga e Gilmarcio Saturnino, chegaram a organizar viagens à São Luís e Brasília, conversando com lideranças, inclusive o senador Weverton Rocha e deputado Vinício Louro. Na esfera municipal, a vereadora Katyane Leita também se envolveu. 

Na última segunda-feira (21), ela esteve em reunião com o presidente do TRT/MA, desembargador Carvalho Neto para reforçar a preocupação dos pedreirenses com o fechamento da instituição no Município.

Vereadora Katyanne Leite com representantes da classe empresarial de Pedreiras e o desembargador Carvalho Neto.

Em reunião agendada pelo deputado federal Pedro Lucas e representantes de entidades da classe empresarial. “Levamos ao conhecimento do desembargador os anseios da população pedreirense e acreditamos que na votação, o pleno decidirá em favor do nosso povo”, afirmou a parlamentar Katyane Leite.

Já através do deputado Vinícius Louro, foi realizada uma audiência pública na última terça (22), na qual contou com a participação do de juízes, deputados, sindicatos trabalhistas, representantes da OAB e sociedade civil organizada. No encontro houve uma histórica união de forças para que o acesso à justiça dos trabalhadores de Pedreiras, Timon e Açailândia não fosse prejudicado. 

Com apoio do deputado Vinícius Louro articulou a audiência pública para que o acesso à Vara de Trabalho de três municípios não fossem prejudicadas.

Por conta do somatório de todo esse apoio, nesta quarta-feira (23) foi lançada uma decisão favorável aos empresários por meio de um documento assinado pelo desembargador e presidente do TRT Francisco José de Carvalho Neto.

A contribuição do senador Weverton Rocha foi articular apoio do presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, para solicitar a continuidade do funcionamento das varas trabalhistas de Açailândia, Timon e Pedreiras. Sabendo que trabalhadoras e trabalhadores desses municípios precisam ter acesso fácil à justiça trabalhista, o ministro se dispôs a ajudar e garantir o funcionamento de cada unidade.

Resultado da reunião entre Weverton Rocha e o Ministro Emmanoel Pereira.

"É uma honra muito grande receber no nosso gabinete a delegação do Maranhão, na pessoa do senador Weverton Rocha. Ele trouxe um pleito de grande importância para o júri no sentido de interferir no fechamento de comarcas que já são de número pequeno, e nós, depois de longa conversa, chegamos à conclusão de que iremos realmente trabalhar em favor dos interesses dos jurisdicionados trabalhistas do Maranhão", disse o Ministro Emmanoel Pereira. 

Apesar de ter saído a notícia de que foi adiada a votação que prevê a extinção da Vara do Trabalho nas três cidades do Maranhão, incluindo Pedreiras, a certeza atual é de que na Princesa do Mearim o órgão definitivamente será mantido graças às iniciativas dos empresários.

Imagens da reunião da vereadora Katyane Leite com o desembargador Carvalho Neto


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários