Compartilhe essa Notícia:

Atitudes como trocar senhas frequentemente e manter sistemas atualizados são eficientes para evitar golpes.

Redes sociais de massa são um dos alvos preferidos dos criminosos cinernéticos. (Foto: Reprodução)

Os crimes cibernéticos, aqueles que ocorrem no “mundo” virtual, são cada vez mais comuns e estão em crescimento constante. Dados do Sistema Integrado de Gestão do Maranhão (Sigma), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), mostra que foram registrados 1.269 crimes dessa natureza em 2021.

Entre as principais ocorrências no ambiente virtual estão a falsificação de documento particular e a interrupção ou perturbação do serviço, com 2 ocorrências cada, e as invasões aos sistemas e dispositivos, com 87 casos. A crime mais cometido é o de fraude eletrônica/estelionato, com 1.178 casos. O número de casos envolvendo a invasão de sistemas e dispositivos, muito em função do uso em massa dessas ferramentas.

Para a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), algumas medidas podem ser tomadas para evitar o acesso de invasores às redes sociais, como evitar clicar em endereços suspeitos.

“O Instagram é a [rede] mais invadida. Isso porque as pessoas acessam link suspeito que bloqueia a conta para si e, então, o autor do crime começa a utilizá-la para cometer ilícitos. Para evitar esse bloqueio, o dono da conta pode utilizar uma ferramenta do próprio aplicativo e criar uma dupla proteção”, explica o delegado Odilardo Muniz.

Como se prevenir dos crimes virtuais

O crime cibernético é aquele executado online. Inclui desde os roubos de identidade e outras violações de segurança, até o ‘cyberstalking’, assédio, bullying e exploração sexual infantil. Para se proteger contra esses crimes, tomar atitudes simples são a maneira mais eficiente de proteção contra golpes ou bloqueios.

1. Manter softwares e navegadores web atualizados;

2. Ativar a proteção contra vírus e firewalls;

3. Ser cada vez mais cauteloso sobre o compartilhamento de dados pessoais;

4. Manter as senhas seguras e alterá-las regularmente. A regra geral: quanto mais longa, melhor;

5. Proteger emails confidenciais com criptografia e ter cuidado com anexos suspeitos, especialmente se o remetente for desconhecido;

6. Fazer backups regulares;

7. Desligar dispositivos inteligentes ativados por voz e cobrir webcams quando não estiverem em uso;

8. Identificar todos os participantes em reuniões online;

9. Fazer logout quando os dispositivos não estiverem mais em uso e mantê-los seguros;

10. Seguir as práticas de segurança para imprimir e manusear documentos confidenciais.

“Com alguns cuidados, o cidadão evita ser vítima destes crimes. São cuidados simples que mantêm a segurança de dados e até das pessoas. E, quando ocorrer, denunciar estes crimes cibernéticos para que haja os devidos registros. Isso ajuda no combate a estes casos”, pontuou o titular da DCCT, Odilardo Muniz.

Caí num golpe virtual, o que fazer?

Para o caso de já haver caído num golpe ou ter sofrido um invasão cibernética, uma das primeiras medidas deve ser a denúncia. Muita gente só recorre à Polícia quando se perde grandes quantias.

As ocorrências de natureza virtual podem ser denunciadas por meio da Delegacia Online no link: https://delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br, na sede da DCTT, localizada no prédio da SEIC, no Bairro de Fátima, ou ainda em qualquer uma das delegacias dos bairros e plantões da capital e interior do estado. O Procon-MA também pode receber os casos em seus postos de atendimento.

Fonte - O Imparcial

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários