Compartilhe essa Notícia:

Segue abaixo o texto enviado ao Blog de Rafael Almeida, membro do Diretório Estadual do PT-MA, em que ele comenta o posicionamento atual do Partido dos Trabalhadores para as eleições de 2022. Além de reforçar apoio a Carlos Brandão, também é apresentado o nome de Zé Inácio como possível vice-governador da chapa.

Mesmo com a situação exposta no texto, vale lembrar que o PT vai ficar dividido, pois a grande maioria se identifica com Weverton Rocha, que é o candidato preferido do ex-presidente Lula. 

"A conjuntura política muda e com ela mudam-se os posicionamentos, no próximo dia 31 de março, o Maranhão terá um novo governador, Carlos Brandão.

O PT-MA já definiu de forma extraoficial seu caminho para as eleições de 2022, há ponto de convergência dentro desse debate entre as forças que compõe a direção partidária, isso é um fato.

O PT Maranhense neste atual cenário se torna fundamental para eleição do Governador Flávio Dino que irá disputar o Senado pelo PSB e para o Vice-governador Carlos Brandão que irá compor os quadros do PSB e que a partir de abril se torna Governador do Estado do Maranhão.

Nesse sentido, cabe uma reflexão sobre qual o papel que o PT Maranhense irá ter nestas eleições, sabemos que o Lulismo está mais forte do que nunca, e lidera a preferência eleitoral em todas as pesquisas de opinião, de norte a sul do país e no Maranhão não é diferente.

A liderança do Presidente Lula é motivo central pela qual o PT do Maranhão é do ponto de vista tático o melhor partido para compor como aliado em uma eventual chapa majoritária, sendo disputado pelas principais forças políticas do Estado.

Mas qual seria o melhor VICE-GOVERNADOR para o PT e sua militância? Essa é uma pergunta importante para o Partido, na qual a escolha de um nome representará antes de tudo a possibilidade do PT construir um projeto político para os próximos anos.

Nesse cenário cabe uma profunda reflexão dos dirigentes e da militância do nosso partido, para que possamos definir um caminho que coloque o PT, nos próximos anos, no centro da disputa da política real, isso significa pensar não só em 2022, mas também em 24 e 26.

De um lado temos um nome a VICE- GOVERNADOR ideal aos interesses da cúpula Governamental e de outro temos um nome de VICE- GOVERNADOR que pode representar de fato e de direito o projeto do PT no Maranhão, esse é um debate muito nítido e que a militância precisa se empoderar de forma enérgica dentro desse debate.

Nossa relação dentro da discussão de política de alianças não pode e nem deve ser de subordinação, pelo contrário devemos ter nossa relação baseada também no respeito em detrimento dos interesses do nosso Partido.

Óbvio que dentro da construção política se faz acenos e gestos, é preciso entender que nesse projeto da qual o PT do Maranhão pertence desde 2014, já houve muitos gestos e não devemos abrir mão da nossa tática eleitoral.

Sim! Haverá quem irá ponderar nesse debate como, por exemplo, frases nesse sentido: “A tática da direção nacional entende que não devemos participar da chapa de Brandão como Vice, mas sim devemos disputar a 1° Suplência de Senador de Flávio Dino". 

Ou

“A direção nacional quer o maior número de Deputados no congresso é nesse contexto que devemos gastar nossas energias".

E a pior de todas!

“Flávio Dino é quem vai dizer quem será o VICE do PT e, portanto, construirá um arranjo político dentro do PT, possibilitando eleger dois Deputados Federais e a Direção Nacional não será contra as vontades de Flávio, pois Lula tem gratidão ao Flávio Dino".

Porém, entendo que na política sobretudo dentro do PT o debate é essencial para que possamos elucidar as dúvidas que permeia o debate político, e entendo que o ENCONTRO DE TÁTICA ELEITORAL DO PT é o espaço e o fórum competente para apontar os rumos do PT nessa conjuntura Eleitoral.

Ainda sobre a discussão acerca do nome de VICE-GOVERNADOR do PT na chapa do PSB, reforço que não é nome do indicado a VICE que dará o desempenho eleitoral da Chapa PSB/PT, mas sim o peso político eleitoral da sigla do PT, associado a imagem e a força de Lula em nosso Estado.

Portanto, sou da tese de que o PT Maranhense aponte um nome que tenha nossa identidade, nossas características e que esteja ligado as nossas lutas históricas, que tenha diálogo com todas as forças do nosso Partido, que conheça a nossa base política e que dá fato conheça a militância do PT.

Esses atributos, apontado até aqui vejo no companheiro Zé Inácio é fato, Deputado Estadual de dois mandatos, a maior votação que o PT já teve para assembleia legislativa do PT, o único Deputado do PT que se afastou para um suplente assumir mandato.

Zé Inácio tem perfil de gestor, quando foi Superintendente do INCRA, foi recorde nacional ao criar o maior número de assentamentos no Maranhão, conseguiu beneficiar mais de 20 mil famílias com assistência técnica agrícola, não tem como dizer que o mesmo não tenha um perfil qualificado para assumir essa missão em nome do Partido dos Trabalhadores.

Por fim não desqualifico nenhum outro nome do PT que colocou o seu nome a disposição do Partido para disputar à VAGA DE VICE-GOVERNADOR na eventual chapa PSB/PT, Mas considero que é possível ter um VICE- GOVERNADOR com a identidade do PT sem abrir mão da nossa chapa proporcional de Deputados Estaduais e Federais.

Que venha o Encontro de tática eleitoral do PT!

- Rafael Almeida, Membro do Diretório Estadual do PT-MA, Coordenador Estadual da tendência Avante-MA e Membro do Conselho Político Executivo da Avante Nacional."

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Senhores, deixem de doidice, pois o único nome que tem conjuntura para agaranhar votos, tanto para o nosso Brandão, quanto para o nosso Presidente Lula, serás sim Vice Governador indicado pelo nosso Governador Flávio Dino, e digo mais, esse Vice Governador tem nome, e o nome é Dr Felipe Camarão 🍤!! Nem um outro tem a força e a garra política que o Dr Felipe Camarão 🍤 tem...!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é um defensor de bandido!

      Excluir
    2. nosso nao! seu ne? porque eu nao defendo ladra

      Excluir
  2. O doido do jabuti de ig grande nao q mais se senador agora q se vice gonvernador e os baboes fica todos acreditados mais sao besta Esses povo de ig grande bando de inocente

    ResponderExcluir