Compartilhe essa Notícia:

 Em seis meses, no Maranhão houve o registro de 1.018 casos de violência, com destaque para mortes em ações policiais, óbitos com arma de fogo, além de feminicídio e estupros de meninas.



De agosto de 2021 a janeiro de 2022, foi registrado um de violência a cada três horas no Maranhão e Piauí, os dados são do monitoramento feito pela Rede de Observatórios da Segurança. Os dados foram publicados em um documento, intitulado Retratos da violência: novos dados do Maranhão e Piauí. O boletim foi lançado, nesta quinta-feira (24), em evento aberto no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís.

O boletim reúne as informações coletadas pelos pesquisadores em seis meses de análise diária das informações produzidas por jornais, sites de notícias, grupos de WhatsApp, contas do Twitter e a sistematização dessas informações em um banco de dados.

Ao todo os pesquisadores monitoraram 2.060 eventos violentos no Maranhão e Piauí, havendo o registro de 11 casos por dia ou um caso a cada três horas nos dois Estados juntos. No Maranhão, houve o registro de 1.018 casos de violência.

Segundo a Rede, os dados foram produzidos de maneira independente e refletem 16 indicadores de violência, inclusive casos que não são acompanhados pelas secretarias estaduais, como linchamento e chacina.

"Acompanhamos eventos que as secretarias estaduais não acompanham como linchamento e chacina. No caso do Maranhão, por exemplo, os órgãos estaduais não catalogam a cor das vítimas, o que impede a criação de políticas públicas adequadas e mascara o racismo estrutural. Mas a Rede sabe a cor dessas pessoas", destaca o documento.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários