Compartilhe essa Notícia:

Subnotificação de informações, durante a pandemia, traz incertezas quanto ao panorama do trabalho infantil no estado.


O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) deu início, em São Luís, à campanha ‘Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil Doméstico’, visando discutir e alertar a população sobre os problemas relacionados ao trabalho de crianças e adolescentes em todo o estado. Uma das metas da campanha é erradicar o trabalho infantil no Maranhão até 2025.

De acordo com dados do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o Maranhão apresenta 8,8% de crianças em situação irregular de trabalho, liderando o ranking de estados da região nordeste com o maior percentual de trabalho infantil. A nível nacional, segundo a pesquisa, o estado ocupa a quarta colocação dentre os estados com maiores índices de crianças em situação de vulnerabilidade, exercendo trabalhos.

A coordenadora do Programa de Prevenção ao Trabalho Doméstico, da Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão (SRTE-MA), Leia Cristina Léda, explicou que a presença de crianças, de forma precoce, no ambiente de trabalho, torna propícia a realização de atividades em condições insalubres, por vezes análogas à escravidão.

“São várias atividades econômicas que envolvem o trabalho infantil […] o trabalho infantil tem tudo a ver com o trabalho escravo. Crianças que foram submetidas a esse trabalho irregular, se tornam, no futuro, possíveis trabalhadores escravos […]”, disse a coordenadora.

Para a representante do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Maranhão, Isabel Castro, a situação de trabalho infantil foi uma dura realidade durante a infância. Desde muito cedo, a desintegração familiar e a realização de tarefas em residências foram uma realidade.

“Só você perder o vínculo com a sua família, ou estar em locais que você não conhece […] isso já tira a sua autoestima”, concluiu.

Fonte - g1 Maranhão

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

11 Comentários

  1. Reduz o trabalho e a aumenta o roubo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk engraçado.c tá trabalhando tá errado,c tá roubando tá errado..oq e fazer nesse país ?

      Excluir
  2. Tem q trabalhar aprende ganha seu dinheiro trabalhando não roubando

    ResponderExcluir
  3. Foi até Bom você Ter colocado a foto de um menino com uma caixa de isopor vendendo geladinho vó falar uma coisa para o ministério público e para o concelho tutelar eu Já vendi muito geladinho já foi engraxate e mesmo ainda ia para a escola nunca roubei nunca trafiquei porque meus pais botava eu para trabalhar e ainda incentiva eu estudar hoje é o contrário os menino não pode vender um geladinho não pode engraxar não pode trabalhar em uma oficina de carro ou moto não pode trabalhar em um lava jato porque o concelho tutelar e o ministério público quer atuar o Dono do estabelecimento e os pais por isso que hoje a criança começa a roubar e a traficar sedo

    ResponderExcluir
  4. É não pode trabalhar é por isso que Eles vão roubar e traficar

    ResponderExcluir
  5. Então vai praticar crimes se a justiça falta que não pode trabalhar aí vão assaltar

    ResponderExcluir
  6. É melhor do menino vender geladinho do que drogas

    ResponderExcluir
  7. Vendi muito geladinho hoje sou focionario público municipal concursado como vigilante

    ResponderExcluir
  8. Tem é que trabalhar mesmo pra não fazer coisa errada.

    ResponderExcluir
  9. depois dessas leis q a criminalidade aumentou claro sou contra trabalhar por rotina forcado mais ñ está deixando de estudar pra trabalhar e faz só nas horas vagas e até como aprendizado é o certo mais as leis querem assim depois sofrem mais com bandidos no futuro

    ResponderExcluir
  10. Me criei trabalhando e estudando hoje sou feliz graças a DEUS

    ResponderExcluir