Compartilhe essa Notícia:


O deputado federal Hildo Rocha e a prefeita de Santa Quitéria, Sâmia Moreira Carvalho, se reuniram na última quarta-feira (13/04) em Brasília, com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e diretores da instituição, a fim de tratar acerca da implantação da agência em Santa Quitéria. Hildo Rocha também tratou sobre a instalação de agências da CEF em outros municípios maranhenses.

“A prefeita Sâmia foi a primeira a cumprir com todas as exigências da Caixa para a implantação da agência no município de Santa Quitéria. Sem o cumprimento de todos os itens a Caixa não libera a instalação da agência. Alguns prefeitos, por mais que tenham interesse, muitas vezes não conseguem credenciar o município em razão da quantidade de documentos e da rigidez do Banco Central no que dez respeito a algumas normas. Isso é um fator que contribui para a demora na liberação. Estamos hoje com a diretoria da Caixa para mostrar que toda a documentação de Santa Quitéria está pronta, tudo aprovado. Inclusive com viabilidade econômica e administrativa. Portanto, agora dependemos apenas da instituição. O objetivo principal da nossa reunião foi comunicar a conclusão de todas as etapas burocráticas e solicitar celeridade na instalação da agência na cidade de Santa Quitéria”, enfatizou Hildo Rocha.


Novas agências da CEF no Brasil

Em janeiro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a abertura de 75 novas agências da CEF no país – a maioria em estados das regiões Norte e Nordeste. Para o Maranhão a previsão era de que o Estado seria contemplado com a instalação de 16 agências.

Entretanto, a concretização do plano esbarrou na falta de dotação orçamentária. O problema foi solucionado pelo próprio governo federal que encaminhou para o Congresso Nacional o PLN 22/21 que assegurou crédito suplementar no valor de R$ 83,8 milhões para instalação de 91 novos pontos de atendimento bancário da Caixa Econômica Federal.

Hildo Rocha apresenta emenda que garantiu instalações de agências da CEF no Maranhão

O deputado Hildo Rocha apresentou emenda ao PLN 22/21 e, depois, destaque na Comissão Mista do Orçamento, garantindo que parte dos recursos seria utilizado para as agências da CEF no Maranhão, inclusive Santa Quitéria e Governador Edson Lobão.

Assim, estava criada a condição essencial para a instalação das 16 agências inicialmente previstas no plano de expansão da CEF e a inclusão de outros dois municípios: Santa Quitéria e Governador Edson Lobão.


Demora das instalações por diversos motivos

A previsão era de que todas as novas agências seriam implantadas até dezembro do ano passado. Porém, o plano não foi concretizado. “A implantação dessas agências que estão no Plano de Expansão anunciado pela Caixa Econômica, estão demorando muito. Alguns por falta de compromisso do próprio prefeito. Estou tentando garantir a implantação de todas as agências nos municípios selecionados, entretanto em alguns por culpa dos atores municipais elas não vão ocorrer nem esse ano”, assegurou Hildo Rocha.

Hildo Rocha também solicitou ao presidente Pedro Guimarães prioridade na implantação das agências da Caixa Econômica Federal em Amarante; Itapecuru Mirim, Lago da Pedra, Bom Jardim; Buriticupu; Coelho Neto; Santa Luzia; São Mateus do Maranhão; Tutoia e Vargem Grande.


Instituição parceira do município

A prefeita Sâmia Moreira enfatizou que uma das exigências é que a população do município a ser contemplado com a instalação de uma agência da CEF tenha população acima de 40 mil habitantes.

“Embora nossa população seja inferior ao que exige a Caixa, nós fizemos parceria com o município de Milagres e, dessa forma, conseguimos atender a essa norma pois a soma das populações de Santa Quitéria e de Milagres supera o mínimo exigido pela Caixa. Portanto, nós conseguimos superar esse impasse e todas as demais demandas exigidas. Feito isso, solicitamos o apoio do deputado Hildo Rocha e hoje aqui estamos com a finalidade de informar oficialmente aos diretores da instituição e pleitear agilidade na implantação da Caixa Econômica em Santa Quitéria, pois essa é uma necessidade, é um sonho da população e de todos os empreendedores que acreditam na Caixa e querem que essa instituição seja uma grande parceira da nossa população”, comentou Sâmia Moreira.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários