Compartilhe essa Notícia:

Órgãos de monitoramento de informações dos beneficiários do programa federal Cadastro Único, identificaram que pouco mais de 500.000 famílias de baixa renda, em todo o Maranhão, estão com os dados para consulta e análise desatualizados.



De acordo com a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) um trabalho em parceria com os governos municipais é realizado para a mobilização de famílias em todo o estado. Com a atualização dos cadastros, fica permitido o acesso aos programas de inclusão social do governo federal, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Auxílio Brasil.

Na cidade de Davinópolis, localizado a 663 km de São Luís, quase metade das 3.476 famílias cadastradas no CadÚnico estão em situação irregular junto ao programa. O coordenador do programa Auxílio Brasil, Márcio Rocha Guimarães, informa que é essencial às famílias a procura por atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

“A lista é resultado de um cruzamento realizado pelos órgãos fiscalizadores, que pegam a base do Cadastro Único e fazem cruzamento com várias bases administrativas […] foi criado um calendário de repercussão, que vai ter bloqueio, seguido de três meses, e, após esses três meses de bloqueio, se não for sanada, vai para o cancelamento […]”, disse o coordenador.

A criação de uma força-tarefa para localizar as famílias em situação vulnerável de renda, na zona rural de Davinópolis, também foi anunciada pelo coordenador do Auxílio Brasil na cidade. A medida, segundo ele, pretende intensificar a atualização dos cadastros junto ao programa, cuja data limite é prevista para o dia 15 de julho.

“Nós já estamos com uma equipe preparada […] as famílias da zona rural não precisam vir, pois já montamos uma equipe de itinerância para ir até elas”, concluiu.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários