Compartilhe essa Notícia:


Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Igarapé Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu mais um Mutirão do Glaucoma. A ação ocorreu das 08h às 12h, na Unidade Integrada Chagas Costa.

O glaucoma é uma doença que afeta o nervo ótico dos olhos podendo levar à perda de visão. É a segunda maior causa da cegueira e ocorre principalmente nas pessoas com mais de 60 anos, mas pode afetar também as pessoas com mais de 40.


A doença não pode ser evitada mas pode ser diagnosticada e tratada com sucesso se for descoberta cedo. "O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, por isso é importante que a pessoa faça a triagem e, se descoberto no início o tratamento é feito com colírio que preserva a visão, porém, se detectado num estágio avançado a gente não consegue reverter", explica o médico oftalmologista, Dr. Heitor do Amaral Simões.

"Pra mim foi uma grande vantagem a gente não ter que se deslocar pra outra cidade mais distante. Só tenho que agradecer essa atitude do prefeito Erlanio Xavier de trazer o Mutirão do Glaucoma pra Igarapé Grande", comentou o lavrador e morador do povoado Centro do Militão, Francisco Carvalho Tomaz.

"Me sinto honrada de mais uma vez tá inserida neste trabalho junto ao Município. Este é mais um serviço que traz benefícios a comunidade, pois visa diagnosticar pessoas com possíveis doenças oculares entre elas glaucoma e catarata. Foi manhã produtiva, atendemos mais de 100 pessoas. Parabenizo a gestão em nome do nosso prefeito Erlanio Xavier", disse a Secretária Municipal de Saúde, Raquel Evangelista.


Médico oftalmologista, Dr. Heitor do Amaral Simões


Secretária Municipal de Saúde, Raquel Evangelista

Francisco Carvalho Tomaz























SECOMIG - Secretaria Municipal de Comunicação de Igarapé Grande.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários

  1. A promotoria tem q da uma olhada nesse mutirão do glaucoma ai ta rolando um dinheiro teve se o mesmo canal de asfalto

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus! Olha o compromisso desses médicos
    Deus abençõe sempre

    ResponderExcluir
  3. Usei colírio claril por conta própria por muitos anos e agora descobri que sou suspeito de glaucoma! :(

    ResponderExcluir
  4. Sinto um pouco de tristeza quando vejo a maioria dos oftalmologistas se referindo ao glaucoma com frieza. Como se a cegueira fosse certa 😥 todos falam que só tende a piorar com o tempo.

    ResponderExcluir
  5. Eu descobri que tenho glaucoma antes dos meus quarenta anos , uso glaucotrate moleato de timolol 5% duas vezes por dia mas não sabia que era de doze e doze horas pingava guando lembrava

    ResponderExcluir
  6. Já percebi que qdo fico tensa, estressada sinto dor nos olhos, mesmo estando medicada.

    ResponderExcluir