Compartilhe essa Notícia:


Nesta quarta-feira, 11 alunas apresentaram sintomas de ansiedade e passaram mal no turno matutino da escola Unidade Integrada Artur Azevedo, localizado na Avenida JK, Centro de Lima Campos (MA). Em decorrência, a Direção chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A equipe do Samu fez os atendimentos no local e apenas uma estudante precisou ser levada para unidade hospitalar, mas passa bem. Os sintomas eram falta de ar, sudorese, saturação baixa e taquicardia, tudo isso gerado pela crise de ansiedade. Há relatos que algumas desmaiaram. As estudantes foram liberadas, após a chegada dos seus responsáveis.

A secretária municipal de Educação de Lima Campos, Kyara Alves, explicou para o blog do Carlinhos, que a escola Artur Azevedo. Durante aula, uma aluna se sentiu mal e foi imediatamente levada para ser atendida na sala da Direção da escola; não demorou para outra aluna da mesma turma, também apresentando os mesmos sintomas ser levada a Diretoria. Mais casos semelhantes foram acontecendo em outras turmas do Colégio Artur Azevedo. Ao todo, 11 alunas precisaram de atendimento nesta manhã.

A secretária Kyara Alves pontuou que entre as alunas que passaram mal, 10 têm registros na escola com problemas emocionais recorrentes, que se agravaram durante a pandemia; outra estudante sofre de asma e não levou a “bombinha”,  gerando o mal-estar, agravado pela ansiedade.

“Isso é mais um reflexo da pós-pandemia, o desiquilíbrio sócio-educacional, que o mundo vem enfrentando, são os mesmos desafios que os profissionais vem enfrentando para fornecer educação de qualidade com responsabilidade. A escola Artur Azevedo, como as demais escolas do Brasil, tem enfrentado esses desafios. Essa escola em especial, tem em média mais de 600 estudantes, distribuídos nos turnos da manhã e tarde; sua maior demanda é o ensino fundamental maior, ou seja, são alunos pré-adolescentes e adolescentes, oriundos da sede e da zona rural. O histórico do Artur Azevedo vem enfrentando alunos com falta de disciplina, mal comportamento, ameaças a professores, alunos que sofrem com problemas emocionais, como ansiedade. Desde o ano passado, quando assumi a secretaria, tenho notado essa problemática e estamos nos esforçando para ajudar esses alunos, numa parceria escola, família e equipes de saúde. Descarto completamente a questão da alimentação escolar. Pode-se dizer que foi “um surto de ansiedade”, que começou com uma aluna e se espalhou para as demais, porque elas sofrem com problemas emocionais”, explicou Kyara Alves.

A Prefeitura de Lima Campos, através da Secretaria Municipal de Educação, deve emitir uma nota sobre o incidente no Colégio Artur Azevedo.

“Temos programas para cuidar dessa problemática junto aos alunos  e vamos emitir uma nota depois que sentar com a equipe multidisciplinar e ouvir o parecer de todos os profissionais”, finalizou Kyara Alves. 

Mais 

Fotos registram retorno das aulas no Artur Azevedo, em março de 2021, mostram uma escola com salas estruturadas, algumas climatizadas e equipadas. 






⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

18 Comentários

  1. Meu Deus misericórdia

    ResponderExcluir
  2. Histeria coletiva. Já aconteceu uma época, não lento qual foi o estado.

    ResponderExcluir
  3. Ansiedade é uma coisa seria só quem tem sabe

    ResponderExcluir
  4. acho que isso é reaçao das vacinas

    ResponderExcluir
  5. Vão tomar a vacina da esquerda papai Bolsonaro disse que não presta essa vacina

    ResponderExcluir
  6. Isso é o resultado de comer pão com mortadela.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. É verdade meu amigo

      Excluir
  8. Certos comentários vulgares nem deveriam ser postado
    Me poupe
    Se poupe
    E nós poupe!

    ResponderExcluir
  9. isso aí é efeito dessa vacina do covid,e desses pais que deixa os filhos todos em celular

    ResponderExcluir
  10. falta de Deus na vida

    ResponderExcluir
  11. Cascaria como deputado estadual acaba isso ele vai arrumar um marido pra elas vivia cascaria ele quem manda aqui em Esperantinópolis

    ResponderExcluir
  12. A minha filha até agora não ta bem pós está sendo acompanhada pelos profissionais de saúde

    ResponderExcluir