Compartilhe essa Notícia:

Jovens de 13 a 17 anos realizavam trabalho pesado em Vargem Grande e Itapecuru-Mirim, segundo o Ministério Público do Trabalho.

Uma operação realizada nos municípios de Vargem Grande e Itapecuru-Mirim, no interior do Maranhão, encontraram sete adolescentes que estavam em situação de trabalho infantil.

A operação foi realizada por equipes do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e Superintendência Regional do Trabalho (SRTb). Dos sete jovens, seis trabalhavam em um lava-jato em Vargem Grande e outro ficava em lixão do município de Itapecuru-Mirim.

No lava-jato, que ficava às margens da BR-222, seis meninos com idades entre 13 e 17 anos realizavam a limpeza de motos e carros, expostos a agentes químicos, poluição sonora e risco de choques elétricos.

De acordo com o MPT-MA, a legislação brasileira proíbe o trabalho em lava-jato para jovens com menos de 18 anos. Na empresa, o proprietário chegou a admitir que pagava quatro reais por moto lavada aos adolescentes.

Já em Itapecuru-Mirim, o adolescente encontrado tinha 14 anos e trabalhava em um lixão. Ele disputava com adultos e urubus os restos de materiais reciclados que caíam dos caminhões de coleta.

Riscos à saúde

De acordo com o MPT-MA, o trabalho em lixões é considerado uma das piores forma de trabalho infantil por oferecer riscos ocupacionais e à saúde das crianças e adolescentes, como esforços físicos intensos, exposição a agentes químicos, biológicos, poeiras tóxicas, calor, movimentos repetitivos e posições antiergonômicas.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

72 Comentários

  1. São proibidos de trabalhar e acabam se tornando um vagabundo e roubando a sociedade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e verdade tem que trabalhar

      Excluir
    2. Criança tem é que estudar, trabalhar exige muito esforço é leva tempo.

      Excluir
    3. Se isso de estudar não leva a ser ladrão fosse verdade não existiria tanta corrupção pelos engravatados da politica.

      Excluir
    4. Se trabalha o povo acha ruim se rouba o povo acha ruim, e melhor desde sedo já saber a importância de se ter algo fruto do seu esforço pra N ir arruma do jeito fácil, e tira d outras pessoas.

      Excluir
    5. Isso é exploração

      Excluir
    6. Explorado e o Caralho ,melhor trabalhar honestamente do que fica matando aula e pegando nas coisas dos outros' depois quando rouba não saber pq né não deixa as crias trabalhar!

      Excluir
  2. Eu fui criada trabalhando desde criança ,e graças a Deus por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é muito importante os jovens saberem como funciona o mercado de trabalho, porem é mais importante ainda ter educação para no futuro ter um trabalho que sonha e não somente o que deu pra arranjar.

      Excluir
    2. concordo essa política infeliz do PT foi que criou um bocado de ladrão,já que não pode ensinar os filhos a trabalhar,quando cresce vão tudo roubar, é por isso que está do jeito que tá!!!

      Excluir
    3. Quando eu tinha essa idade no Maranhão, quem tinha um serviço desse estava era no céu ,pior era subir serra todo dia para trabalhar na roça

      Excluir
  3. Desde q foi criado essa lei ,os roubos só aumenta ,e a violência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O negocio é criar leis que incentivem o estudo é oficinas que mostrem pra crianças como é o mercado de trabalho, mais tudo isso com regras e equilibrio.

      Excluir
    2. Essa foi criada com intuito de fazer o país estrar mais ainda na lama com uma falsa ideologia de que pelo bem das "criancinhas."

      Excluir
    3. infelizmente verdade.

      Excluir
    4. pois é lamentável!!!

      Excluir
  4. Engraçado não pode trabalhar mas pode roubar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais é assim que o Lula gosta

      Excluir
    2. Só vira vagabundo quem não é ensinado nos caminhos certos.

      Excluir
    3. Criança trabalhando é exploração

      Excluir
    4. EXPLORADO! RAPAZ VAI TOMAR NO C** SEUS "BESTA FERA"

      Excluir
  5. Proíbe eles de trabalhar e não dão nenhum apoio a família muitas vezes eles trabalham pra ajudar em casa 🏡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo amigo, esses fiscais deveriam ir na casa de cada um desses garotos pra ver a realidade de cada um, pra saber se realmente estão passando necessidades.

      Excluir
  6. Sem-vergonhice grande os caras já tudo com 14 anos pra cima não pode trabalhar o cara com 14 anos já é homem eita Brasil vei desmantelado bota pra roubar celular e moto e matar pai de família como aconteceu em Trizidela do Vale na sexta feira santa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é tem que aprender a força do trabalho desde cedo pra não virar bandido

      Excluir
    2. eu trabalho desde criança e nunca morri

      Excluir
    3. Tem q trabalhar mesmo eu trabalhar i nunca murri

      Excluir
    4. quem tá no poder é o PT ?

      Excluir
    5. Eles não pode trabalhar e roubar pode responder ai papai? Tem que trabalhar e ajudar mesmo e pronto.

      Excluir
  7. É melhor está trabalhando , do que estarem roubando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses aí vão crescer e ser alguém na vida!

      Excluir
    2. Eu trabalho desde 11 anos graças a deus agora tem essa lei

      Excluir
    3. No meu ponto de vista a criança que os pais obriga a trabalhar em borracharias em serviços sem ser do lar .acredito que essas crianças vai aprender usar droga .pense no caso desse .Agora se a criança ajudar no trabalho do lar com seus pais sem atrapalhar os estudos é bom ensinamentos claro que essa criança vai evoluir para os pais e respeitar o próximo

      Excluir
    4. kk essa é a pior piada.
      Deixem eles trabalhar dá valor ao suor deles.
      Se eu tivesse tempo eu ia escrever muito.

      Excluir
  8. Tem que estudar e tem que trabalhar também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião o trabalho é muito digno, é melhor trabalhar do que ficar sendo um vagabundos nas ruas

      Excluir
    2. Mas o crime explora eles é não tem lei que dá conta ...

      Excluir
    3. Só para que serve esse conselho tutelar atrapalhar as coisas deixa os meninos trabalhar que eles vão crescer sendo gente entendeu

      Excluir
  9. Trabalhar agora pra não virar vagabundo mais tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vira vagabundo se não tiver educação dada pelos pais

      Excluir
    2. Agr qqer trabalho q uma criança faz eh exploração! 😡 eu fui criada trabalhando ,e hj sei o quanto custa uma responsabilidade, bm melhor por para trabalhar q ensinar roubar, vender drogas , e etc... nunca ouvir falar q trabalhar tira caráter d alguém!

      Excluir
    3. Provérbios 22:6
      A palavra de Deus nos diz ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. É melhor aprender desde pequeno a trabalhar ganhar seu dinheiro honestamente do quê mais tarde seguir outros caminhos que possa trazer vergonha tristeza e sofrimento para os pais e pra o filho tbm.

      Excluir
  10. O menor não pode trabalhar para ganhar seu próprio dinheiro se o menor for fazer um trabalho honesto é impedido pelo a justiça é essa mesma justiça que proíbe o menor de trabalhar não impede o menor de praticaram crimes ou seja a própria justiça que leva o menor entrar no mundo do crime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também concordo

      Excluir
    2. Inversão de valores : o errado é o certo e o certo o errado, infelizmente.

      Excluir
    3. As leis .........
      Pra esse povo aí tem que deixa na rua
      Pra aprender a roubar e usar drogas .aí vem os diretos humanos pra procurar os pais

      Excluir
  11. É simples, alguém cumpre a lei, os "meninos" ficarão desempregados e sem renda, os empregadores autuados serão processados, os demais com medo farão dispensas, os problemas sociais se agravarão e o povo responsabiliza os governos.

    ResponderExcluir
  12. Tem caso em que o garoto só tem a mãe doente e com mais irmão crianças e esse trabalho é a única fonte de renda da família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não que seja exploração eu criei meu filho foi trabalhando desde criança acho muito é certo melhor ta fazendo coisas erradas parabéns aos pais que ensina seus filhos trabalhar ta certíssimo

      Excluir
  13. As escolas públicas estão virando lugar de faccionados, os professores tem medo de muitos alunos, veja o exemplo, escolas pinxadas marcando data de chaçina.!

    ResponderExcluir
  14. Porque esses mesmos fiscais competentes não verem quando menores estão roubando ou traficando? Mas não! Tem que infernizar quem tá ajudando os menores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor trabalhar do q roubar os cidadãos esses órgãos são uma vergonha por isso q as coisas estão do jeito q estão

      Excluir
  15. Essa lei ai que ta acabando com o pais. Jovens tem que trabalhar sim. Ocupa a mente e ganhar seu pao. O estudo nao ė para todo mundo nao. Existe milhoes de desempregados formados. Formatura hoje nao significa nada

    ResponderExcluir
  16. tem qui trabalhar mesmo pq se ñ der oquer fazer vão fazer coisas eradas é apanha da polícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixam trabalhar, mas não impedem de furtar, roubar e matar. Muito triste, o resultado de quem não trabalha nós já sabemos qual é!

      Excluir
    2. Essa lei é a mais bandida, se os pais ñ botam os filhos pra fazer alguma ocupação, o mundo bota pra fazer coisa errado.

      Excluir
  17. É melhor trabalhar mesmo em vez de esta nas drogas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho dois filhos biológicos mais meus filhos foram criados na roça quebrando coco pescando e fazendo carvão. Graças a Deus são filhos maravilhosos. Hoje um mora aqui no Maranhão e o outro mora fora muito bem empregado.

      Excluir
    2. O melhor é estudar

      Excluir
    3. Se não trabalhar ! Faz coisa errada

      Excluir
    4. Daqui mais uns tempos eles estão roubando por causa dessas lei vagabundas que temos nesse país de merda

      Excluir
  18. pode ter certeza é muito melhor eles trabalhar ganhar r$ 5 por dia, do que ele está na rua aprendendo o que não presta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não podem trabalhar mais com certeza podem fumar roubar chegar em casa matar os pais. Tem aquele dizer que cabeça vazia oficina do Satanás.

      Excluir
    2. se continuarem com essa política de que não pode ensinar criança a trabalhar,vai dar nisso mesmo!!!

      Excluir
  19. muito bom trabalho em lava jato já estão ganhando seu troco e aprendendo uma profissão parabéns pra eles pros pais deles e pro dono do lava a jato e pra Polícia q ñ vai ter trabalho com eles futuramente e pra população q ñ vai ser roubado por eles

    ResponderExcluir
  20. O bom séria, quando virassem vagabundos o ministério público...levassem pra casa deles.(porque trabalhar não pode,mais roubar pode).

    ResponderExcluir
  21. Essa lei é a mais bandida, se os pais ñ botam os filhos pra fazer alguma ocupação, o mundo bota pra fazer coisa errado.

    ResponderExcluir
  22. assisti a matéria no jornal do Maranhão e não vi nada demais nos moleques aí trabalhando, pior vai ser quando eles estiverem na rua roubando pq tenho certeza w os pais deles são umildes financeiramente e esses moleques aí desocupados são alvo fácil pra facções criminosas, já, já vão tá passando em jornais aí como delinquentes pq o poder público não dá jeito na criminalidade ou alguém aí vai me dizer q eles juntos com a família vão ter suporte pra não cair no crime?
    a justiça deveria combater criminalidade não quem tenta ganhar a vida onestamente .

    ResponderExcluir
  23. Pior é internado nesses abrigos do Estado, aí sim, aprende tudo, menos trabalhar.

    ResponderExcluir
  24. no meu tempo todo mundo trabalhava quando criança, e nao tinha hoje varios jovens criancas no mundo da droga, esse pessoal que fala isso e porque nao sabe a situacao de uma familia pobre onde tem q trabalha pai mae e filhos para poder levar o sustento da casa, nunca vi uma criança morrer porque trabalhou, ja muita criança morrer sem trabalha com a cabeça livre onde o mundo da droga e do crime espera ele

    ResponderExcluir