Compartilhe essa Notícia:

Presidente do TSE afirma que “ninguém interferirá na Justiça Eleitoral” e que Corte trabalha com “racionalidade técnica”


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, disse nesta 5ª feira (12.mai.2022) que as eleições “dizem respeito à população civil”, e que quem trata do tema “são forças desarmadas”.

O magistrado deu as declarações durante visita à sala da Corte onde é realizado o teste de segurança das urnas eletrônicas. “Diálogo sim, colaboração sim, mas na Justiça Eleitoral, quem dá palavra final é a Justiça Eleitoral”, afirmou.

“A Justiça Eleitoral está aberta a ouvir, mas jamais estará aberta a se dobrar a quem quer que seja tomar as rédeas do processo eleitoral”, declarou Fachin. Ele também disse haver “muito barulho no canteiro de obras da política”, mas que o TSE “opera com racionalidade técnica”.

O magistrado disse que o Brasil terá eleições “limpas, seguras, com paz e segurança”, e que “ninguém interferirá na Justiça Eleitoral”.

As declarações fazem referência ao envolvimento das Forças Armadas no pleito. Na 2ª feira (9.mai), o TSE rejeitou propostas para as eleições feitas pelo Ministério da Defesa. Em evento no Palácio do Planalto, em 27 de abril, Bolsonaro havia dito que as Forças Armadas sugeriram oficialmente à Corte Eleitoral a implantação do que chamou de “ramificação do computador da sala-secreta” na contagem de votos, uma espécie de apuração paralela do pleito.

O presidente do TSE disse que não manda e nem recebe recados de ninguém, ao ser questionado sobre se as declarações eram direcionadas a Bolsonaro.

“Quem investe contra o processo eleitoral investe contra a Constituição e contra a democracia. Quem defende ou incita intervenção militar, está praticando um ato que afronta a Constituição e afronta a democracia. Não se trata de recado, é uma constatação”.

Fachin também afirmou: “Temos o devido respeito a todo chefe de estado e jamais nos furtaremos a qualquer diálogo com um chefe de Estado, com quem queira dialogar conosco”.

Fonte - Poder360

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

17 Comentários

  1. agora vcs vão ver cú, de cutia asuivia meu dia stf.

    ResponderExcluir
  2. SEM MEDO DE SER FELIZ LULA LÁ LÁ O 👉🇧🇷❤🎅

    ResponderExcluir
  3. Intervenção militar sim faxina geral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TU SABE O QUE É REGIME MILITA? PRA TA ESCREVENDO BESTEIRA?

      Excluir
  4. Quais foram a mudanças sugeridas e não acatadas?

    ResponderExcluir
  5. O mesmo que soltou o ladrão, ninguém confia

    ResponderExcluir
  6. PORQUE O MEDO DO VOTO IMPRESSO JÁ QUE AS URNAS SÃO CONFIÁVEIS?

    ResponderExcluir
  7. As forças armadas no Brasil sempre foram antidemocráticas

    ResponderExcluir
  8. Esse FACHIN é insuportável de ver. Tem cara malandro e não convence ninguém

    ResponderExcluir
  9. Aquelas frases ridículas pensando que tem algum efeito. Enquanto um ladrão que era para estar preso fica brincando de candidato e ameaçando o Brasil o dia todo, então não existe justiça eleitoral no Brasil

    ResponderExcluir
  10. VAMOS CORRIGIR:
    Força DESALMADA

    ResponderExcluir
  11. O Bozo tenta de todas as formas desqualificar as instituições jogando seu povo contra, o mesmo que ele faz com generais, demitindo de seus cargos, manchando suas fardas.

    ResponderExcluir
  12. Fachim tem razão...FA tem que respeitar nossas instituições e nossa democracia,tem que prevalecer a vontade do povo brasileiro!

    ResponderExcluir
  13. Bolsonaro na cadeia🚔🚔

    ResponderExcluir
  14. ta mais que serto em quantos u ladroes ta souto prendero u onesto e junto com ele predero quase todo povo brasileiro,,que estamos sem poder ter liberdade nem pra comer ,,mais a hora desse mala ta chegando,,

    ResponderExcluir
  15. Não vai ter golpe🖕

    ResponderExcluir