Compartilhe essa Notícia:


O deputado federal Hildo Rocha, o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha e o Secretário de Saúde de Grajaú, Luis Fernando, foram recebidos em audiência pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Durante o encontro foram discutidos temas de interesse dos municípios especialmente no que diz respeito ao financiamento dos serviços de saúde pública, questões administrativas que dificultam o andamento de projetos e expansão da rede de atendimento no âmbito municipal.


Reunião produtiva

Hildo Rocha destacou que atualmente um dos principais gargalos da administração pública municipal é o setor da saúde pública. “Em razão da pandemia da Covid-19 e de outras questões as despesas com saúde aumentaram em proporção inversa ao que os municípios arrecadam para investir no setor da saúde. Preocupados com essa situação, mais uma vez os prefeitos resolveram recorrer ao governo federal, em busca de ajuda e pediram o meu apoio. Então, eu solicitei uma audiência com o Ministro Marcelo Queiroga e fomos bem recebidos. Assim, realizamos uma reunião bastante produtiva que serviu para darmos encaminhamento para inúmeras demandas de interesse da população maranhense”, enfatizou Hildo Rocha.

Upa de Chapadinha

Entre as prioridades colocadas pela prefeita Belezinha está a insuficiência de recursos para bancar o funcionamento da UPA de Chapadinha e o pagamento do Samu. A prefeita enfatizou que o município tem enfrentado dificuldades angustiantes no setor da saúde.

“Os recursos que o município recebe do governo federal são insuficientes para atendermos a grande quantidade de pacientes que são atendidos diariamente na UPA do nosso município. Assim como estamos funcionando o Samu sem receber os recursos do governo federal e nem a contrapartida do governo estadual. A reunião foi muito boa, o ministro foi muito atencioso conosco. Vamos aguardar os desdobramentos do que foi discutido e torcer para que o Ministro consiga atender as reivindicações que foram apresentadas. Em nome da população de Chapadinha, eu agradeço ao Dr. Marcelo Queiroga e ao nosso deputado Federal Hildo Rocha que mais uma vez atendeu ao nosso pedido marcando essa audiência e fez a gentileza de nos acompanhar”, declarou Belezinha.


Barra do Corda: onde foram parar os recursos para combate à Covid-19?

O prefeito Rigo Teles também manifestou o desejo de expandir e melhorar a qualidade dos serviços de saúde ofertados pelo município. Teles lamentou que os recursos repassados pelo Ministério da Saúde para o município de Barra do Corda aplicar nas ações de combate à Covid-19, no ano de 2020, tenham desaparecido sem que se saiba o destino onde tais recursos foram parar.

“A partir de 2021, quando eu assumi o comando da prefeitura, nós estamos melhorando, gradativamente os serviços no setor da saúde pública de competência do município. Mas, ainda estamos longe de atingirmos as condições ideais. Nós precisamos implantar mais uma UPA, precisamos fazer melhorias e reaparelhar a Clínica da Mulher Barra do Corda. Precisamos construir novas UBS na zona rural. Ou seja, sem um reforço de aporte financeiro por parte do Ministério da Saúde não teremos condições de materializar todos esses projetos. Mas, o deputado Hildo Rocha se encarregou de acompanhar o andamento das nossas demandas, ele irá cobrar a fim de que essas questões saiam do papel e cheguem ao destino que é a população do nosso município”, alegou Rigo Teles.


Grajaú: novo prédio para o Hospital Municipal

Os representantes do prefeito Mercial Arruda, Secretário de Saúde, Luis Fernando, e o Assessor Especial do governo municipal, Telmiston Pereira, solicitaram autorização do Ministério da Saúde para que seja feita uma alteração no que diz respeito à mudança do prédio da UPA.

A proposta consiste em transformar o prédio da UPA em um Hospital municipal, mas, para que isso seja concretizado o município necessita de autorização do Ministério e precisa resolver pendências administrativas.

Além de tratar sobre os pleitos dos municípios de Chapadinha, Grajaú e Barra do Corda Durante a audiência o deputado Hildo Rocha também discutiu sobre assuntos de interesse dos municípios de Lago da Pedra, Governador Luís, Milagres, Açailândia, São Domingos, Cidelândia e São Francisco do Brejão.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

10 Comentários

  1. Deputado Ativo 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos cidadãos de que o elegeram !

    ResponderExcluir
  3. Esse merece o meu e o respeito de todos os brasileiros

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe seu trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Esse é cidadão para o povo.

    ResponderExcluir
  6. Se todos os políticos fosse assim, o nosso país era outro nível! Parabéns prefeito

    ResponderExcluir
  7. Esse é exemplo a ser seguido que Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir
  8. pessoas como o senhor é de que o país mais precisa!

    ResponderExcluir