Compartilhe essa Notícia:

Queda foi em comparação ao mesmo período de 2021. Até o momento, mais de 372 mortes violentas já foram registradas no estado. Ferramenta criada pelo g1 acompanha os assassinatos mês a mês.


O Maranhão registrou uma queda de 20,7% nas mortes violentas no primeiro trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

No primeiro trimestre deste ano, foram contabilizadas 390 mortes violentas já no mesmo período de 2021, este número chegou a 492. Estão incluídas neste número as vítimas dos seguintes crimes:

Homicídios dolosos (incluindo os feminicídios);

Latrocínios (roubos seguidos de morte);

Lesões corporais seguidas de morte.

De janeiro a março deste ano, o Maranhão registrou 372 homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), 14 latrocínios e quatro lesões corporais seguidas de morte.

Os dados apontam que março foi o único mês, até o momento, em que não foi registrado nenhuma lesão corporal seguida de morte.

Entre os estados do Nordeste, o Maranhão foi o que apresentou a maior queda no número de mortes violentas. Em seguida, aparece o Rio Grande do Norte (20,1%) e a Bahia (8,5%).

Taxa por 100 mil habitantes

O estado também registrou uma queda na taxa de crimes violentos nos três primeiros meses do ano. São cada cinco mortes por cada 100 mil habitantes, com baixa de 1,4 no número de casos em relação ao primeiro trimestre de 2021.

Mortes violentas no Brasil

O número de assassinatos no país continua em queda em 2022. Foram 10,2 mil assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2021, o Brasil teve uma queda de 7% no número de assassinatos, como apontou um levantamento exclusivo do Monitor da Violência. Foram 41,1 mil mortes violentas intencionais no país no ano passado, o menor número de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007.

Segundo especialistas do FBSP e do NEV-USP, o menor número de mortes é motivado por um conjunto de fatores, incluindo: mudanças na dinâmica d mercado de drogas brasileiro; maior controle e influência dos governos sobre os criminosos; apaziguamento de conflitos entre facções; políticas públicas de segurança e sociais; e redução do número de jovens na população.

Índice nacional de homicídios

A ferramenta criada pelo g1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Jornalistas do g1 espalhados pelo país solicitam os dados, via assessoria de imprensa e via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados coletados mês a mês pelo g1 não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial. Isso porque há uma dificuldade maior em obter esses dados em tempo real e de forma sistemática com os governos estaduais. O balanço fechado do ano de 2021 foi publicado.

Fonte - g1 Maranhão

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

10 Comentários

  1. Queda nao sei a onde, essas mortes estao cada vez maiores as cidades do Maranhao todo dia é uma tentativa de homicidio novo

    ResponderExcluir
  2. O estado esta um caos.... Mortes e asaltos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Hum ta bom, cidades tomadas pela criminalidade, ninguém tem mais paz.

    ResponderExcluir
  4. Hum uhum, o estado ta pra afundar com tanta criminalidaade e vcs com mentiras

    ResponderExcluir
  5. Isso mostra que eles estao muito se importando com o povo

    ResponderExcluir
  6. Maranhao todo dia tem diferentes tipos de violencia

    ResponderExcluir
  7. Maranhao é um estado cheio de roubalheira e morte

    ResponderExcluir