Compartilhe essa Notícia:

Na ocasião, o deputado federal visitou o Centro de Engenharia Genética e de Biotecnologia


O deputado federal Hildo Rocha representou o Brasil na XXXVII Assembleia Ordinária do Parlamento Latino-Americano e do Caribe, realizado em Havana (Cuba) nos dias 26, 27 e 28 de maio. O Parlatino foi criado em 1965 com a finalidade de desenvolver iniciativas em temas sociais e econômicos, direitos humanos e da mulher, segurança alimentar, educação, saúde, meio ambiente, entre outros.

Primeiro dia da reunião da Comissão de Educação e Cultura do Parlatino

Impactos provocados pela epidemia da Covid-19

A situação epidemiológica; os impactos e lições da pandemia da Covid-19, na região; políticas de saúde e fortalecimento dos sistemas de saúde, foram temas predominantes durante os debates.

Hildo Rocha ressaltou que a pandemia da Covid-19, produziu repercussões não apenas de ordem epidemiológica em escala global, mas também com fortes impactos sociais, econômicos e culturais sem precedentes na história.

“Houve um aumento das desigualdades sociais e econômicas. Escassez de alimentos, aumento da pobreza, diminuição da produção global, aumento da inflação e dos juros no mundo inteiro. Além da África, a América Latina e Caribe foram as regiões mais atingidas pela pandemia. Temos problemas comuns que serão mais bem solucionadas com a nossa união”, sugeriu Hildo Rocha.

Deputado Hildo Rocha (MDB/MA) no Capitólio, sede do Parlamento de Cuba

A Vice-presidente do parlamento Cubano, Ana Maria Mari Machado, destacou o empenho dos países-membros do Parlatino em defender tanto os seus direitos à vida e à autodeterminação, como a preservação e aperfeiçoamento da democracia e o sistema político.

“Havana é a cidade de onde surgiram os milhares de profissionais de saúde que não desistiram de seus esforços para salvar tanto a vida de seus compatriotas quanto a de muitos outros milhares de seres humanos da América Latina e Caribe, África, Ásia e até da própria Europa”, disse a deputada.

Dra. PhD. Marta Ayala Ávila, Diretora Geral do Centro de Engenharia Genética e de Biotecnologia de Cuba, apresentou os produtos desenvolvidos pela instituição

Parlamentares reunidos na sede do parlamento Cubano

O secretário das Comissões do Parlatino e senador mexicano, Ricardo Velázquez Meza, ressaltou que “é um dever manter o foco nos problemas que se intensificaram em decorrência da pandemia. As propostas de nossas comissões serão feitas com o objetivo fundamental de contribuir para o desenvolvimento positivo da região”.

Dra. PhD. Marta Ayala Ávila, Diretora Geral do Centro de Engenharia Genética e de Biotecnologia de Cuba com o deputado federal Hildo Rocha 

Documento

No final dos trabalhos foi confeccionada uma declaração de três pontos que reconhece a importância para a América Latina e o Caribe de alcançar maior unidade, colaboração e coordenação, diante dos desafios que enfrentam em matéria de saúde os países da região.

O documento alerta para a complexa situação que a humanidade vive, caracterizada por crises sanitárias, econômicas e ambientais, além do aumento das desigualdades e guerras, entre outros desafios.

Segundo o documento assinado pelos presentes, todos apoiam os esforços para preparar um Plano de Ação de Saúde e Resiliência para as Américas até o ano 2030, baseado no princípio de não exclusão de qualquer nação do continente e levando em consideração a experiência e contribuições que os países da área possam apresentar.

Parlamentares reunidos na sede do parlamento Cubano

Considera essencial incluir temas centrais em qualquer proposta de Plano de Ação, como as causas estruturais da precariedade dos sistemas de saúde, a necessidade de financiamento substancial e uma colaboração mais ampla e efetiva.

Tudo isso para enfrentar situações como a provocada pela pandemia de Covid-19, os efeitos pós-Covid-19 e as novas crises sanitárias que estão no horizonte.

A declaração ainda destaca que a pandemia aprofundou as desigualdades, particularmente na região da América Latina e Caribe, bem como a pobreza, e como resultado, “uma parte significativa da população mundial não teve acesso a vacinas contra SARs-CoV-2 nem a solidariedade nem o humanismo de que se estabeleceu uma situação de crise como a atual.

O encontro terminou com uma visita dos parlamentares ao Centro de Engenharia Genética e de Biotecnologia de Cuba.

Representantes do países-membros do Parlatino reunidos após conclusão dos trabalhos

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários