Compartilhe essa Notícia:

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), no entanto, contradizem afirmação.

Secretário de segurança do MA diz que violência na Grande São Luís está ‘em declínio’ — Foto: Reprodução/TV Mirante

Em entrevista ao ‘JMTV’ 1ª edição, o secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), Coronel Sílvio Leite, falou, nesta quinta-feira (19), sobre os dados acerca dos índices de violência registrados nos últimos meses no estado.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, a capital apresentou queda, a nível nacional, em 6% de crimes violentos letais.

“[…] Os crimes violentos, na Região Metropolitana de São Luís, estão em declínio. Nós verificamos um dado do Monitor da Violência […] a nossa redução de crimes violentos letais está melhor do que a nível nacional […]’’, disse o secretário.

Os dados, segundo Sílvio Leite, são baseados no Monitor da Violência. No entanto, a própria Secretaria de Segurança Pública informa que houve 100 mortes violentas nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, de janeiro a abril, superando os índices de 2021, no mesmo período. O Monitor da Violência, citado pelo secretário, não coletou os registros dos meses de abril e maio (ainda em curso).

Além dos dados referentes a crimes violentos, o secretário Sílvio Leite também afirmou que houve redução no número de ocorrências em transportes coletivos de São Luís. A ‘Operação Catraca’, iniciada para coibir ocorrências nos ônibus, especialmente em rodovias e pontos de maior periculosidade, teria ajudado a reduzir, em 16%, o número de assaltos a ônibus.

A tendência de queda, apresentada por Leite, indica, também, que, de 2020 a 2022, o registro de ocorrências teria decrescido em 40%. Os dados, contudo, contrastam com a sensação de insegurança relatada por usuários de transporte coletivo. Na última quarta-feira (18), dois crimes, ocorridos em linhas de ônibus, na Avenida Guajajaras e em São José de Ribamar, ocasionaram um óbito e um esfaqueamento.

“Nós temos uma operação, na Polícia Militar, chamada ‘Operação Catraca’, justamente voltada para abordagem específica nos ônibus. Nós temos os principais locais onde nós fazemos estas abordagens, por isso a redução, agora, de 16%, no número de assalto a ônibus […]”, concluiu.

Fonte - g1 Maranhão

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

5 Comentários

  1. Este estudo é muito duvidoso.
    Eu não acredito.

    ResponderExcluir
  2. Mentira! Diminuiu nada! Quem matava continua matando, quem traficava comtinua traficando!
    Governo mentiroso.

    ResponderExcluir
  3. Significa que a policia tá fazendo um bom trabalho

    ResponderExcluir