Compartilhe essa Notícia:

Klebinho Branco, Thalyson e Fred


Na manhã desta segunda-feira (13) o diretor geral do Hospital Regional de Pedreiras, Dr. Frederico Cavalcante, o Dr. Fred,  foi entrevistado no Programa Tribuna 101, da Rádio Cidade FM, em que na oportunidade falou sobre o funcionamento na unidade de saúde. Segundo o diretor,  são feitos  cerca de 200 cirurgias por mês, em média 8 por dia. A unidade de saúde, possui 63 leitos distribuído em 4 importantes áreas: ortopedia, cirurgia geral, clínica médica e UTI. 

“Esses pacientes eles podem ir pro hospital de duas formas. Através da regulação que todo hospital tem uma assistente social plantonista que regula os pacientes, ou pra cirurgia geral. Todos os dias é feito o ambulatório de ortopedia e de cirurgia geral, onde são feitos triagem de pacientes cirúrgicos e esses pacientes a partir do momento entram na nossa unidade eles são resolvidos lá dentro. ”Disse Dr. Fred.

 Ele acrescentou que todos os exames solicitados  ao paciente são realizados na referida unidade de saúde e que se houver necessidade é encaminhado pra outro hospital.

“ A diferença de hospital porta aberta e porta fechada, é justamente essa palavra, são pacientes de emergência, e qual é a nossa referência de emergência na região Presidente Dutra. Lá é um hospital macro regional de urgência e emergência e isso não quer dizer que não atendemos urgência.” Acrescentou ele.

Segundo Dr. Fred todos os hospitais municipais da região tem a obrigatoriedade de ter um plantonista assistente social na sua unidade. E a partir do momento que a unidade  regula esse paciente e comunica o hospital regional , existe uma equipe  que avisa aos médicos plantonistas. “Um paciente caiu, fraturou uma perna, apareceu no nosso sistema a gente leva ao ortopedista, libera o leito e o paciente já vai pro hospital com leito liberado." Frisou ele.

Ele encerrou a entrevista frisando mais uma vez sobre a diferença de um hospital porta fechada, em que o paciente só entra na unidade com um leito reservado; ao contrário do que acontece em Presidente Dutra, que o volume é maior e algumas vezes o paciente tem que esperar liberar um leito pra adentar a unidade.

A entrevista contou também com a participação de Dr. Thalyson de Sousa, Coordenador do Setor de Ortopedia do Hospital Regional; ele comentou que a unidade por ser porta fechada permite fazer uma maior variedade de cirurgias. 

"Se o paciente tem uma fratura exposta e vai pro hospital porta aberta, ele vai pra fila do atendimento, pro corredor e depois pro centro cirúrgico. Se ele vai pro hospital porta fechada via leito solicitado, quando ele chega agente já estar com todo o material pronto." Disse Dr; Tálison. 

Ele acrescentou, que o hospital está atendendo bem mais que a demanda esperada para o Hospital Regional. De todos os hospitais do Médio Mearim, a unidade realiza a maior variedade de cirurgias. "Até porque, o hospital 'porta fechada' permite isso e o aberto não", concluiu Dr. Tálison.

O Hospital Regional Dr. Kleber Branco, atende 23 cidades da Médio Mearim e de municípios de outras regiões. 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários