Compartilhe essa Notícia:


Durante debate promovido pela Folha de São Paulo o presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, deputado federal Hildo Rocha, destacou a importância da concorrência como forma de melhorar a qualidade dos serviços de transportes públicos de passageiros.

Também participaram do evento: Rafa Zimbaldi, deputado estadual e ex-presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Marcelo Nunes, presidente da Abrafrec (Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos); Laura Arantes, membro da Diretoria Executiva da Amobitec; Ciro Biderman, professor dos cursos de graduação e pós-graduação em administração pública e economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas); e Zé Gustavo, Head de Políticas Públicas Regional da Buser.

O seminário Inovação e Segurança nas Estradas teve como finalidade encontrar respostas para questões como: Qual a importância do ambiente regulatório para atrair inovação e segurança para as estradas? Como as novas plataformas digitais estão modernizando o setor de transporte rodoviário, aumentando a segurança das viagens? Quais tecnologias em prol da segurança já estão em uso e quais estão sendo implantadas?

Importância da concorrência

O deputado Hildo Rocha destacou que a concorrência, quando ocorre num ambiente de segurança jurídica e de liberdade mercadológica, é um importante fator que contribui para a melhoria da qualidade dos serviços ou produtos. De acordo com o parlamentar, o ambiente regulatório, no Brasil, necessita de aprimoramentos.

“Quando determinados segmentos tem liberdade para operar livremente, sem amarras burocráticas, aumenta-se a produtividade, as empresas oferecem serviços de melhor qualidade, com preço mais acessível. Nós precisamos melhorar a nossa legislação como forma de favorecer os serviços de transporte público de passageiros, para que a população possa dispor de mais opções, melhor preço, melhor conforto e mais segurança, entre outros benefícios. É preciso que haja segurança jurídica para que as empresas possam trabalhar com melhor desenvoltura. Entretanto, sem a definição de um marco legal isso se torna muito difícil”, destacou Hildo Rocha.


Inovação e segurança nas estradas

Tecnologias que reduzem o número de acidentes também foi tema discutido no seminário. Zé Gustavo, Head de Políticas Públicas Regional da Buser, destacou que tecnologia vem se tornando uma forte aliada na busca por mais segurança nas estradas.

O empresário enfatizou que a empresa utiliza ferramentas digitais capazes de atuar na prevenção de acidentes e garantir tranquilidade para motoristas e passageiros. Câmeras com sensor de fadiga e telemetria que alerta para os limites de velocidade estão entre as medidas adotadas pela Buser para garantir a tranquilidade dos passageiros

A Buser é uma startup brasileira que nasceu em 2017 com a missão de promover serviços de transporte melhores e a preços mais acessíveis. Por meio de sua plataforma, conecta passageiros e empresas de fretamento de ônibus, em um modelo batizado como fretamento colaborativo.

Com mais de 7 milhões de usuários e presença em todos os estados brasileiros, a plataforma também oferece outros serviços, como o marketplace de passagens de ônibus sem parceria com viações que atuam em rodoviária e transporte de encomendas.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

5 Comentários

  1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. Parabéns sempre pensando no povo

    ResponderExcluir
  3. Se todo politico realmente pensasse no povo como ele pensa as coisas seriam muito melhor

    ResponderExcluir