Compartilhe essa Notícia:

Bruno Araújo e Dom Phillips viajavam juntos na região do Vale do Javari quando desapareceram; a Polícia Federal faz buscas na área

Jornalista inglês Dom Phillips TWITTER/@DOMPHILLIPS

O indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, quando faziam o trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, distante 1.135 km de Manaus. Eles estão incomunicáveis desde a tarde deste domingo (5).

Segundo a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), os dois iriam visitar a equipe de vigilância indígena do lago do Jaburu na sexta-feira (3). Eles deveriam voltar a Atalaia do Norte neste domingo pela manhã, o que não ocorreu. O Ministério Público Federal, a Polícia Federal e o Exército já foram acionados para realizar as buscas.

Os dois viajavam com uma embarcação nova, 70 litros de gasolina – o suficiente para a viagem – e sete tambores vazios de combustível. "Às 14h, saiu de Atalaia do Norte uma primeira equipe de busca da Univaja, formada por indígenas extremamente conhecedores da região. A equipe cobriu o mesmo trecho que Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips supostamente teriam percorrido, mas nenhum vestígio foi encontrado", informa o comunicado da Univaja. 

Bruno é indigenista especializado em povos indígenas isolados e conhecedor da região, onde foi coordenador regional por cinco anos. Segundo lideranças indígenas da região, ele estava recebendo ameaças durante a viagem.

"A ameaça não foi a primeira, outras já vinham sendo feitas a demais membros da equipe técnica da Univaja, além de outros relatos já oficializados para a Polícia Federal, ao Ministério Público Federal em Tabatinga, ao Conselho Nacional de Direitos Humanos e ao Indigenous Peoples Rights International", informou a organização.

Em nota enviada ao R7, a Funai informou que Bruno não viajava em missão institucional e que estava afastado do trabalho para "tratar de interesses particulares". 

Já Phillips mora em Salvador, na Bahia, e faz reportagens sobre o Brasil há 15 anos para o New York Times e o Washington Post, bem como para o Guardian. Segundo informações divulgadas pelo jornal, a embaixada britânica no Brasil também acompanha o caso. "O Guardian está muito preocupado e busca urgentemente informações sobre o paradeiro e as condições de Phillips. Estamos em contato com a embaixada britânica no Brasil e autoridades locais e nacionais para tentar apurar os fatos o mais rápido possível", diz a nota.

A Polícia Federal disse, em nota, que o desaparecimento da dupla já está sendo investigado e que novas informações vão ser divulgadas quando disponíveis.

Fonte - R7

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

12 Comentários

  1. Conheço Atalaia do Norte/AM, tem que ter muito cuidado ao sair da cidade e adentrar nas áreas indígenas. Muito piratas, Garimpeiros, Madeireiras, Pescadores que exercem atividade ilegal na região.

    ResponderExcluir
  2. Ir pra uma igreja buscar jesus num vai mas ser besta no mato vai🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentario idiota esse seu

      Excluir
    2. E é necessário ir a uma igreja para buscar Jesus? Onde está escrito isso, garanto que na Bíblia não é. Igreja somo nós e não um prédio.

      Excluir
  3. Ou onça comeu ou sucuri engoliu ou então foram mortos por garimpeiros ou índios.

    ResponderExcluir
  4. NESSE PEDAÇO VIVEM OS ÍNDIOS CANIBAIS.......

    ResponderExcluir
  5. O bozo tem algo a ver certeza ..

    ResponderExcluir
  6. Que tristeza!!! Que tudo se resolva logo. Que eles apareçam em nome de Jesus. Dizem que tem índios com flechas, muitos perigosos. Só Deus.

    ResponderExcluir
  7. Os gringos vão lembrar do filme anaconda gravado na amazônia kkkkk

    ResponderExcluir