Compartilhe essa Notícia:

 Nenhum caso de ‘varíola dos macacos’ foi identificado no Maranhão até o momento.


A Secretaria de Estado da Saúde (Ses) descartou, nesta sexta-feira (17), a presença de um caso suspeito da varíola dos macacos (Monkeypox) em São Luís. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde após resultado negativo do exame laboratorial encaminhado para análise.

O caso suspeito, descartado pelos órgãos de saúde, seria de um homem de 30 anos, sem histórico de viagens, que apresentou sintomas correspondentes à doença. O paciente segue em isolamento domiciliar aguardando diagnóstico para o quadro infeccioso.

Nenhum caso de ‘varíola dos macacos’ foi identificado no Maranhão até o momento.

Relembre o caso

No dia 8 de junho, um homem, de 30 anos, residente em São Luís, deu entrada em uma unidade da rede pública municipal, sem histórico de viagem. O paciente apresentava sintomas de febre, calafrio, dor de cabeça, ardor nos olhos, dor nas costas e lesões por todo o corpo com coceira.

Veja a nota da SES na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que foi descartado o caso suspeito de Monkeypox do paciente de São Luís.

O comunicado foi feito pelo Ministério da Saúde, na manhã desta sexta-feira (17), após resultado negativo do exame laboratorial analisado pela Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais.

O paciente segue em isolamento domiciliar aguardando diagnóstico para o quadro infeccioso. O quadro clínico do paciente é estável.

Com o resultado negativo, a SES ressalta que o Maranhão permanece sem casos da Monkeypox, até o momento. Reforça, ainda, que viajantes recém-chegados de locais onde há casos positivos redobrem os cuidados e, medianteo aparecimento de sinais ou sintomas suspeitos, busquem imediatamente atendimento médico em uma unidade de saúde para diagnóstico.

Caso suspeito descartado em São Luís

Esse é o segundo caso suspeito de varíola dos macacos (Monkeypox) descartado em São Luís. O primeiro caso foi de uma criança de 5 anos. Após uma avaliação de diagnóstico, realizada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), o caso foi descartado. A informação foi divulgada em nota, emitida no dia 2 de junho pela Semus, informando o resultado negativo para a doença.

Sintomas e transmissão

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

"Depois do período de incubação [tempo entre a infecção e o início dos sintomas], o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas que observamos em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração", explica Giliane Trindade, virologista e pesquisadora do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Fonte: G1
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

10 Comentários

  1. Hum essa doença não vai dar em nada não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaram a mesma a mesma coisa do covid e deu no que deu

      Excluir
  2. Doença maldita nos vamos te vencer que vencemos o covid-19

    ResponderExcluir
  3. Com fé em Deus ela vai sumir daqui e vamos voltar a ficar normais

    ResponderExcluir
  4. Essa doença é mais feia que o covid-19

    ResponderExcluir
  5. Doença feia,parece ova de peixe,essa aí é muito pior do k COVID, Deus queira k ela não se espalhe igual a COVID

    ResponderExcluir