Compartilhe essa Notícia:

Na manhã da sexta-feira (15) o Hospital Macrorregional Dr. Kleber Branco de Pedreiras foi palco de um bonito mutirão reunindo crianças não só da cidade, mas também de outros municípios. Ao todo, cerca de 16 crianças passaram por processos cirúrgicos nas duas salas especializadas para este atendimento na unidade. 

Para isso, o hospital se preparou não só para atender os pequenos pacientes nas salas cirúrgicas, mas também para prepará-los psicologicamente e mostrar que o atendimento médico não precisa ser algo traumático. Vários voluntários da área de saúde e psicologia estiveram no hospital brincando com as crianças.

O diretor-geral da unidade, Dr. Fred Cavalcante falou sobre o mutirão e a participação especial dos psicopedagogos no atendimento. “Hoje estamos fazendo um mutirão de cirurgias pediátricas na unidade, e as crianças vem não apenas das 13 cidades que compõem a Regional de Pedreiras, mas também de Presidente Dutra e Conceição do Lago-Açu. Ao todo serão operadas 16 crianças com diversas comorbidades", afirmou.


Dr. Fred Cavalcante, diretor geral do hospital 

E para que o mutirão fosse realizado da melhor maneira possível, houve uma grande preocupação com o acolhimento das crianças. Foi formada uma grande equipe composta por psicopedagogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais trabalhando para conter a ansiedade e o medo das crianças através de atividades lúdicas. A ação foi muito elogiada sobretudo pelos pais.

“Faz três anos que eu vinha tentando resolver a cirurgia do meu filho de hérnia e hidrocele. Já visitei vários hospitais mas em nenhum eu consegui retorno. Graças a Deus no Hospital Regional de Pedreiras eu finalmente consegui. A recepção foi maravilhosa, meu filho já chegou num ambiente animado e fui muito bem tratada.”, disse a moradora de Conceição do Lago-Açu Samara, mãe de uma das crianças atendidas.

A hospital passou a manhã toda muito bem ornamentado para receber a criançada, contando com um ambiente leve e descontraído para os pacientes. Assim a psicopedagoga Maria de Castro define a importância desta ação:

“Foi feito aqui um processo de vivêcia com as crianças, para tirar a ideia de que o médico é ruim e promove dor. Em vez disso, substituímos essa imagem pela do médico que é bom e também alguém que cura, assim, as crianças puderam sair daqui mais tranquilizadas. O objetivo da ação é que, através da ludicidade, a gente possa trabalhar de maneira humanizada e diminuir o nível de stress e medo promovido pelo ambiente hospitalar e procedimento cirúrgico”, disse a profissional voluntária. 



Entrevista com a terapeuta ocupacional Flávia Morgana.

“O que queremos aqui é fazer um acolher diferenciado e tirar o olhar hospitalar comum, que traz medo e angústia não só para as crianças mas para os pais, que ficam preocupados com seus filhos. O clima humanizado, de vivências desmancha possibilidades de traumas, é um trabalho de conjunto que envolve não só a parte médica, mas as atividades que os demais profissionais estão desenvolvendo”, disse a terapeuta ocupacional Flávia Morgana. 

O Hospital Macrorregional de Pedreiras é engajado na realização de vários mutirões que beneficiam a comunidade. O anterior foi o Mutirão da Catarata, que operou mais de 250 pessoas, o saldo foi tão positivo que mais duas datas foram marcadas para resolver toda demanda atual, que serão nos próximos dias 27 e 28.








Fotos: Nilton Lee

















⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

10 Comentários

  1. Parabéns Pedreras por sesse hospital.

    ResponderExcluir
  2. Projeto bonito parabéns

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns muito lindo ❤

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos os profissionais, que Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  5. É tão bonito de ver o amor e dedicação que esses profissionais têm pela profissão. Deus abençoe grandemente e que continue com esse profissionalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serviço bom so sai assim quando tem amor e dedicação envolvidos

      Excluir
  6. Parabéns minha gente ❤ ❤

    ResponderExcluir
  7. Que coisa linda, é de se emocionar, profissionais sempre buscando fazer a diferença pra melhor na vida de seus pacientes. ❤ ❤ 👏 👏 👏

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo o trabalho de vcs. Orgulho ❤

    ResponderExcluir
  9. O hospital regional tá de parabéns. Muito bom ❤

    ResponderExcluir