Compartilhe essa Notícia:

 

O município de 8 mil habitantes e que não tem hospital municipal registrou quatro vezes mais consultas por pessoas que a Coreia do Sul



A Piauí, uma revista do grupo Folha de São Paulo, de circulação mensal, no último final de semana, voltou a fazer reportagem sobre o orçamento secreto. Os municípios maranhenses voltaram a ser citados e um dos destaques dessa edição, é Lago dos Rodrigues, administrado pelo prefeito Valdemar da Serraria.

Na reportagem “O Milagre da Multiplicação de Consultas,” a Piauí chama atenção para o números divulgados pela Prefeitura de Lago dos Rodrigues em 2021, "foi o município que registrou o número mais elevado de consultas anuais de média e alta complexidade por morador”, sendo que até pouco tempo atrás, o município não tinha hospital funcionando. O que tem hoje pertence ao estado. O município não dispõe de hospital municipal.

Veja trechos da reportagem em que Lago dos Rodrigues é citada.

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DE CONSULTAS

País afora, prefeituras encontraram um jeito engenhoso de receber mais verbas para a área de saúde sem precisar investir no setor. Primeiro, elas informam que seus gastos com consultas e exames aumentaram de um ano para o outro – sem jamais ter realizado a quantidade de procedimentos relatados. A manobra eleva o teto de recursos do que podem receber no ano seguinte. Depois, parlamentares de Brasília direcionam verbas do orçamento secreto para essas prefeituras – e a maioria fica no Maranhão. O escândalo foi revelado na piauí_190. Em 2021, a cada dez cidades maranhenses, sete receberam emendas parlamentares para atendimento de saúde com profissionais especializados, que fazem parte da chamada atenção de média e alta complexidade no SUS.

Graças a números fraudados, Afonso Cunha, no Maranhão, informou que cada um de seus dois médicos fez 15 mil consultas por mês. Em 2021, Lago dos Rodrigues (MA) cadastrou o equivalente a 77 consultas por morador – quatro vezes mais que a Coreia do Sul. Numa fraude marcada pela falta de transparência com o gasto público, o desafio do =igualdades desta semana foi traduzir em imagens de que forma isso impacta o cotidiano da saúde do cidadão – e como os serviços continuam precários.

Lago dos Rodrigues (MA), com apenas 8,8 mil habitantes, foi o município que registrou o número mais elevado de consultas anuais de média e alta complexidade por morador. Em 2021, a prefeitura da cidade cadastrou o equivalente a 77 consultas por pessoa com profissionais especializados. Dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Coreia do Sul tem o maior número de consultas por habitante, totalizando 17 por pessoa em 2019 – ¼ do que registrou o município maranhense. A OCDE reúne os países mais desenvolvidos no mundo – há anos o Brasil tenta entrar no grupo, mas até agora não conseguiu.



Leia na Piauí 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

25 Comentários

  1. Blogueiro é muito triste isso muita roubalheira em nosso estado enquanto isso os pleyboy filhos do prefeito andam tirando onda com o dinheiro roubado do povo cadê o MP e a câmara de vereadores

    ResponderExcluir
  2. Complicado e o pior é que esse cidadão ainda zomba da justiça!

    ResponderExcluir
  3. Em 2021 a policlínica era de responsabilidade do governo do estado, administrada por outro grupo politico!

    ResponderExcluir
  4. O prefeitinho ladrão

    ResponderExcluir
  5. Cidade fulera era uma boa cidade mas sob administração desse ze ruela. Valdemar cidade afundou num caos total. Enquanto isso os filhos ostentam carro de milhões e meio milhões lugar de povo burro. Tem o que merece.

    ResponderExcluir
  6. Kkkkkkkk
    Esse é o Maranhão vei
    Atolado até o pescoço

    ResponderExcluir
  7. É rir pra não chorar 😢

    ResponderExcluir
  8. Esse jornal ai bota pra quebrar mesmo em. Isso sim é jornalismo sério meus parabéns

    ResponderExcluir
  9. Maranhão vei tá detonado de tanto roubo

    ResponderExcluir
  10. Todo dia um afronte diferente

    ResponderExcluir
  11. Faz é vergonha isso aí

    ResponderExcluir
  12. Jornalista sério é assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério seria se ele colocasse em destaque também a cidade de igarapé grande, que recebeu R$ 591,00 por habitantes em 2021

      Excluir
  13. Isso que dá, transformar essa curutela em cidade.

    ResponderExcluir
  14. Muita roubalheira mesmo o pior que não dá em nada

    ResponderExcluir
  15. Agora toda semana vou me consultar 2 vezes o pior q nem dipirona tem pra dar pra ninguém

    ResponderExcluir
  16. Rapaz esse povo do PT de Lago dos Rodrigues é complicado.
    Kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. o povo paga conta, eles gasta o dinheiro publico.

    ResponderExcluir
  18. É estranho: pois ouço sempre integrantes do governo Federal, dizer que no Brasil acabou a corrupção... ou eu entendi errado, isso não seria corrupção...
    ????...

    ResponderExcluir
  19. deveria voltar a ser município de Lago do Junco. eles lá roubavam
    e a gente não ficava sabendo, Saber é que desmoraliza.




    ResponderExcluir
  20. Enquanto isso a família do prefeito, esbanja dinheiro com viagens, carrões e luxo.

    ResponderExcluir
  21. Só pra lembrar,

    esse prefeito aí tá no 3o mandadato.

    Cada povo tem o governo que escolhe .

    ResponderExcluir