Compartilhe essa Notícia:

 

O prefeito de Igarapé Grande e presidente da Famem, Erlanio Xavier, se posicionou após a imprensa ligada ao governo do estado promover ataque a sua gestão, que é tida como exemplo no Maranhão. As publicações tentam relacionar o fato da prefeitura de Igarapé Grande ter recebido recursos de “emendas do relator”, apelidada de orçamento secreto, a alguma irregularidade. Note-se, que praticamente todas as prefeituras do Maranhão receberam tais recursos, inclusive de prefeituras cujos gestores são aliados do governador e receberam muito mais do Igarapé Grande.

Ainda assim, Erlano anunciou em nota que determinou a abertura de “sindicância administrativa para as devidas apurações e esclarecimentos que a sociedade tem direito, além de requerer ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), a imediata realização de procedimento de auditoria, cuja tramitação e resultado serão compartilhados com os demais órgãos de controle”.

Erlanio lembrou que reformou completamente o hospital da cidade, que atende toda a região, atendendo 24 horas com dois centros cirúrgicos e 37 leitos, centro de imagem, laboratórios, usina de oxigênio, atendimento nas especialidades e clínica geral.

O presidente da Famem ainda informou que conseguiu investir na saúde por meio de convênios com o Governo Federal e emendas parlamentares já que o governo do estado não contribuiu com nada.

Confira a nota:

NOTA PÚBLICA

Ao assumir a Prefeitura de Igarapé Grande, em 2017, o município estava com o sistema de saúde totalmente sucateado! O único hospital da cidade estava fechado, não era oferecido nenhum tipo de especialidade médica, realização de exames e nenhuma espécie de cirurgia. Nossa população era obrigada a procurar atendimento em Teresina.

Diante deste quadro de total abandono e com a responsabilidade que me cabe como gestor, procurei todos os caminhos legais para investir em nosso sistema de saúde, através de convênios com o Governo Federal e emendas parlamentares. Busquei ainda o Governo do Estado do Maranhão, que, infelizmente, em momento algum contribuiu para o avanço de nossa saúde pública municipal.

Hoje, o sistema de Saúde de Igarapé é uma referência para toda a região que, por ele, também é atendida, oferecendo Hospital 24 horas com dois centros cirúrgicos e 37 leitos, centro de imagem, laboratórios, usina de oxigênio, atendimento nas especialidades de clinico geral, cirurgia geral, anestesia, radiologia e diagnóstico por imagem, cardiologia, psiquiatria, urologia, neurologia, ginecologia, obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria, fonoaudiologia, psicologia, psiquiatria e fisioterapia. Realizando ainda exames laboratoriais, tomografia, ultrassonografia, eletroneuromiografia, eletrocardiografia, mamografia, tomografia, ultrassonografia, raio x móvel e digital, cistoscopia e endoscopia digestiva, cirurgias de urgência/emergência e eletivas, como, colecistectomia, herniorrafia (umbilical e inguinal), vasectomia, hemorroidectomia, histerectomia, laqueadura tubaria, perineoplastia anterior e posterior, parto normal e cesariana, apendicectomia, laparotomia, debridamento, cirurgias de mama ( exérese de nódulos, mama acessória, biópsia de nódulos, ooferectomia) e bartolinectomia, totalizando 152 (cinquenta e dois) profissionais de saúde prestando serviços para nosso município e região na atenção básica e média complexidade.

As obras, serviços e aquisições da Secretaria de Saúde de Igarapé Grande, durante minha gestão, foram e tem sido contratadas, conforme determina a legislação, através de pregão eletrônico e licitações, tudo devidamente disponibilizado no Portal da Transparência para o conhecimento de toda a sociedade e órgãos de controle.C

Contudo, ao tomar conhecimento pela imprensa de fatos relacionados ao Sistema de Informação Ambulatorial da média complexidade (SIA) e Sistema de Informação Hospitalar (SIH), determinei a abertura de sindicância administrativa para as devidas apurações e esclarecimentos que a sociedade tem direito, além de requerer ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), a imediata realização de procedimento de auditoria, cuja tramitação e resultado serão compartilhados com os demais órgãos de controle.

Fonte: Blog do Clodoaldo Correa

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

22 Comentários

  1. Eita,seria bom mesmo se viesse.Mas,daria outra dica direcionada ao ministério da educação.Olhem os absurdos na questão do dinheiro do fundeb.O cara mantém na folha uma legião de marajás só recebendo sem trabalhar.Aceita o desafio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os outros q dizia q era prefeito fizeram muito mas para eles mesmo aq não tinha nada q prestasse o ospital era uma merda era uma vergonha igarapé grande aga sim melhor agora parabéns prefeito

      Excluir
    2. seria ótimo se viesse fiscalizassem o dinheiro do fundeb e do faspimig.Breado manteve uma legião de marajás e ainda desviou do faspimig.

      Excluir
  2. Ataques a um prefeito, é uma coisa, e denuncia de corrupção e desvio de verbas publicas é outra coisa (e bem grave), bem diferente, e ambas tem que serem esclarecidas e punidos quem tiver errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eo melhor prefeito do Brasil mas tem gente tão ruim falsa sor fala mal dele

      Excluir
    2. Exatamente, tem que ter punição independente de ele ser bom isso e aquilo, espero que culpem as pessoas certas

      Excluir
  3. Não pede que vai dar merda

    ResponderExcluir
  4. Guenta a peia cabra!! Tu Sabia que não devia confiar no teu Preto agora, bota a mão pra palmatória...!!

    ResponderExcluir
  5. Esse prefeito aí de Igarapé, e o melhor do Maranhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais é o mesmo que foi preso por corrupção e responde até hoje ,pelo desvio lá em paço do lumia?

      Excluir
  6. Eles tem inveja pq é um bom prefeito, não podem ver ele fazendo nada que ficam enchendo o saco

    ResponderExcluir
  7. Quem muito critica é pq tem inveja. Melhor prefeito que essa cidade já teve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode ser o melhor prefeito do Brasil, mas ele não está acima da lei e não pode desviar dinheiro publico.

      Excluir
  8. Meu prefeito não adianta deixar o hospital bonito e a ignorância começar na recepção a pessoa chega lá ruim e as atendentes tratam mal fala pra esperar outra pessoa pq não vai incomodar o médico só com um paciente, isso não é coisa que se faça e outra tem "tecnica" viajando sem formação nenhuma só começou a estudar e não terminou estamos correndo é risco com algum familiar que viajar com risco de vida. Prefeito converse com seus funcionários do hospital pq não somos cachorros pra ser tratados como qualquer um e se estamos lá é pq precisamos de atendimento.

    ResponderExcluir
  9. Esse grupo politico e formado so por bandido

    ResponderExcluir
  10. Pode ter certeza, pois essa galera das emendas secretas irão todos parar no xadrez...!! Aguardemos...!! Que Coisa feia!! Assim agem a galera do weverton...!!

    ResponderExcluir
  11. Quanto estive de férias no Maranhão no início de maio passei em Igarapé Grande, indo para São Raimundo do Doca Bezerra. Pelo menos no Centro da cidade não vi essa maravilha toda que é divulgado nos blog da região, muita sujeira no centro da cidade. Ruas asfaltadas sem meio-fio e tudo. Mas vamos dizer que essa infraestrutura de saúde realmente existe mesmo. Não se está questionando a infraestrutura e sim a grande quantidade de atendimento realizado em um curto período de tempo. É uma quantidade muitíssimo acima da média das grandes capitais brasileira. Se fizer uma pesquisa em Igarapé Grande verás que 90% da população que realmente precisa não foi atendida, ou seja, não usufruiu dessa maravilha toda pregada pela SECOM do município e divulgada nos blogs da região com dinheiro público. Vemos com muita frequência nos blogs da região inclusive nesse aqui que quando alguém sofre uma fratura por acidente de qualquer natureza na cidade, por mais simples que seja a fratura vai para Peritoró, Presidente Dutra ou outras cidade. A mesma coisa acontece quando precisa de um tratamento de baixa, média e alta complexidade também não é feito no município. E vale também para o setor odontológico.
    Tem muito mesmo o que se explicar prefeito.

    ResponderExcluir