Compartilhe essa Notícia:

 Implementação da rede de distribuição de gás natural será inédita no estado.

O Maranhão vai começar a utilizar gás natural a partir de 2024 na Usina de Pelotização de São Luís. Foi firmado um acordo entre a Vale, a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e a Eneva para substituir o uso de óleo combustível consumido na planta industrial para uma energia mais limpa.

A implementação da rede de distribuição de gás natural será inédita no estado. A rede da empresa será interligada ao Porto do Itaqui e o fornecimento de gás será feito pela empresa Eneva.

A rede de gás também vai ajudar a criar condições para o uso do gás por outras indústrias e segmentos no Maranhão. Além disso, o objetivo é reduzir custos com combustíveis, já que o produto é mais barato, e a abertura nacional para o mercado do gás natural.

De acordo com a Vale, com a regulamentação implementada pela Lei do Gás, como parte do movimento de desverticalização do setor, ajuda que essa contratação seja feita no âmbito do Mercado Livre. O compromisso também está alinhado com a política da empresa de desenvolvimento socioeconômico sustentável.

O gás natural é um combustível mais limpo, quando comparado a outras fontes, como o óleo combustível. Ele produz uma combustão mais limpa, com menor quantidade de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), sendo considerado um combustível de transição no processo de descarbonização.

Hoje, esse combustível, representa aproximadamente 30% das emissões de GEE da Vale no Maranhão. Com isso, a empresa decidiu investir em outras fontes de desenvolvimento alternativas, se comprometendo em cortar 15% das emissões de carbono até 2035 e ser carbono zero até 2050.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Pensei que era a refinaria que o Lula fez no Maranhão que ia refinar 69 mil/barris dia

    ResponderExcluir