Compartilhe essa Notícia:

A vítima tinha com graves problemas de imunidade. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, o Brasil tem mais de 1,2 mil casos confirmados.

O Ministério da Saúde confirmou a morte de um brasileiro de Minas Gerais por varíola dos macacos. Ele tinha problemas graves de imunidade.

A primeira vítima tem 41 anos. O homem estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, tinha câncer e fazia quimioterapia. Além do tratamento, segundo o Ministério da Saúde, o paciente sofria de um caso grave de imunossupressão. A morte foi confirmada nesta quinta-feira (28) e notificada ao Ministério da Saúde.

“O que a gente está investigando são as especificidades do caso. Trata-se de um paciente com outras comorbidades, com algumas imunodeficiências”, diz o secretário-executivo do ministério, Daniel Pereira.

Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, o Brasil tem, nesta sexta-feira (29), mais de 1,2 mil casos confirmados de varíola dos macacos. São Paulo é o estado com o maior número, com 970 confirmados pelo Ministério da Saúde. O Rio de Janeiro tem 139 e Minas Gerais, 49.

Em todo o mundo, são 19.143 casos em 76 países. A Espanha, que horas depois do Brasil confirmou a primeira morte pela doença no país,Estados Unidos e Reino Unido concentram mais de 70% dos casos.

Segundo o Ministério da Saúde, o perfil dos pacientes contaminados no Brasil é o mesmo mundo afora.

“A maior distribuição, acima de 98% dos casos, se encontra com homens que fazem sexo com homens; a maioria do sexo masculino, com idade média de 33 anos. A gente verifica que esse perfil epidemiológico que nós descrevemos aqui no Brasil é comum a todos os países nesse surto. Isso não quer dizer que ele seja o único grupo de risco, porque na verdade o contato se dá por contato de pele. A gente não pode estigmatizar. Por isso todo nosso cuidado com relação a qualquer forma de estigmatização, qualquer forma de discriminação”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

A doença atinge também outras faixas etárias: nesta quinta-feira (28), a cidade de São Paulo confirmou os primeiros três casos de varíola dos macacos em crianças. De acordo com a prefeitura, elas são monitoradas e estão sem gravidade.

A varíola dos macacos é causada por um vírus. Dura, em média, de duas a quatro semanas e, na imensa maioria dos casos, não é grave. O principal sintoma é uma febre forte e repentina, seguida por uma dor de cabeça e o surgimento de feridas do tipo bolhas pelo corpo.

O Ministério da Saúde deve importar cerca de 50 mil doses de uma vacina contra a varíola dos macacos por meio da Organização Pan-Americana da Saúde. A expectativa é que as primeiras doses cheguem ao Brasil em setembro. Como não há uma recomendação da Organização Mundial de Saúde para vacinação em larga escala, esses imunizantes devem ser aplicados apenas em profissionais de saúde que manuseiam o vírus e em pessoas que tiveram contato com pacientes infectados.

O ministério criou também um centro de operação em emergências para analisar a situação do vírus no país e traçar uma estratégia de vacinação.

O infectologista Alberto Chebabo alerta que a contaminação não está restrita a um grupo específico de pessoas.

“Quem é, nesse momento, que está sob maior risco são homens que fazem sexo com homens, principalmente aqueles que têm múltiplos parceiros, mas isso não significa que a doença vai ficar restrita a esse grupo. Existem outras formas de contato que podem fazer com que essa doença se transmita para outras pessoas, não só nesses grupos que a gente tem visto hoje com mais frequência”, explica. 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

12 Comentários

  1. Misericórdia Deus é mais

    ResponderExcluir
  2. Eita será que vamos entrar em uma pandemia de novo meu Deus

    ResponderExcluir
  3. Proteja nos desse mal senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  4. E o pior é que essa doença tá chegando e o covid-19 nem acabou ainda

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus do céu eu não aguento outra quarenta não

    ResponderExcluir
  6. Agora que eu já estava melhorando do covid-19 me aparece mais essa doença

    ResponderExcluir
  7. É o fim dos tempos mesmo, Jesus esta voltando

    ResponderExcluir
  8. Pai eterno, vai se alastrar rápido igual o covid-19, eu não aguento mais isso já perdi minha meus familiares pra essa doença terrível

    ResponderExcluir
  9. Jesus Cristo nos proteja de todo o mal amém

    ResponderExcluir
  10. Se vinher outra quarentena o Brasil quebra de vez

    ResponderExcluir
  11. Culpa do Bolsonaro e das suas motociatas

    ResponderExcluir
  12. E se não procurar dar um freio urgente nessas aglomerações e festas que estão tendo por aí vai se espalhar mais rapidamente

    ResponderExcluir