Compartilhe essa Notícia:


Veja a resposta do Prefeito Erlânio Xavier aos ataques contra sua gestão em relação à saúde de Igarapé Grande.

"Ao assumir a Prefeitura de Igarapé Grande, em 2017, o município estava com o sistema de saúde totalmente sucateado! O único hospital da cidade estava fechado, não era oferecido nenhum tipo de especialidade médica, realização de exames e nenhuma espécie de cirurgia. Nossa população era obrigada a procurar atendimento em Teresina.

Diante deste quadro de total abandono e com a responsabilidade que me cabe como gestor, procurei todos os caminhos legais para investir em nosso sistema de saúde, através de convênios com o Governo Federal e emendas parlamentares. Busquei ainda o Governo do Estado do Maranhão, que, infelizmente, em momento algum contribuiu para o avanço de nossa saúde pública municipal.


Hoje, o sistema de Saúde de Igarapé é uma referência para toda a região que, por ele, também é atendida, oferecendo Hospital 24 horas com dois centros cirúrgicos e 37 leitos, centro de imagem, laboratórios, usina de oxigênio, atendimento nas especialidades de clinico geral, cirurgia geral, anestesia, radiologia e diagnóstico por imagem, cardiologia, psiquiatria, urologia, neurologia, ginecologia, obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria, fonoaudiologia, psicologia, psiquiatria e fisioterapia. Realizando ainda exames laboratoriais, tomografia, ultrassonografia, eletroneuromiografia, eletrocardiografia, mamografia, tomografia, ultrassonografia, raio x móvel e digital, cistoscopia e endoscopia digestiva, cirurgias de urgência/emergência e eletivas, como, colecistectomia, herniorrafia (umbilical e inguinal), vasectomia, hemorroidectomia, histerectomia, laqueadura tubaria, perineoplastia anterior e posterior, parto normal e cesariana, apendicectomia, laparotomia, debridamento, cirurgias de mama ( exérese de nódulos, mama acessória, biópsia de nódulos, ooferectomia) e bartolinectomia, totalizando 152 (cinquenta e dois) profissionais de saúde prestando serviços para nosso município e região na atenção básica e média complexidade.


As obras, serviços e aquisições da Secretaria de Saúde de Igarapé Grande, durante minha gestão, foram e tem sido contratadas, conforme determina a legislação, através de pregão eletrônico e licitações, tudo devidamente disponibilizado no Portal da Transparência para o conhecimento de toda a sociedade e órgãos de controle.

Contudo, ao tomar conhecimento pela imprensa de fatos relacionados ao Sistema de Informação Ambulatorial da média complexidade (SIA) e Sistema de Informação Hospitalar (SIH), determinei a abertura de sindicância administrativa para as devidas apurações e esclarecimentos que a sociedade tem direito, além de requerer ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), a imediata realização de procedimento de auditoria, cuja tramitação e resultado serão compartilhados com os demais órgãos de controle.   


 - ERLANIO XAVIER, Prefeito de Igarapé Grande"



Veja mais informações

- Prefeito Erlânio Xavier inaugura reforma e ampliação do Hospital Municipal de Igarapé Grande: https://www.carlinhosfilho.com.br/2018/09/prefeito-erlanio-xavier-inaugura.html?m=1

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

24 Comentários

  1. Essa cidade tem um sistema de saúde muito bom. Será se o morador dela tem todos esses atendimentos? Os dados são do portal da transferência do governo federal. O que falta é a população saber cobrar e fiscalizar o uso dos recursos públicos por pelos gestores. Cobrar atitudes do Ministério público estadual e Federal; deixar de bajular políticos desonestos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente

      Excluir
    2. Toda população tem acesso e conhecimento de todos esses serviços e Igarapé Grande ainda atende municípios vizinhos toda nossa gratidão a Deus e ao grande Erlanio Xavier

      Excluir
  2. Bla bla bla bla .....

    ResponderExcluir
  3. ''Em 2020, a Prefeitura de Igarapé Grande, fez mais de 12,7 mil radiografias de dedo de mão – ficando atrás apenas de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.'' Carlinhos, isso não é ataque, são denuncias graves que precisam ser apuradas a fundo pela PF.

    ResponderExcluir
  4. Segundo a reportagem da Revista Piauí, em Bernardo do Mearim, com o prefeito Arlindo de Moura Júnior Xavier, que é irmão de Erlanio Xavier, o prefeito de Igarapé Grande, Bernardo do Mearim aderiu ao esquema de imediato. De janeiro a outubro de 2020, a prefeitura de Bernardo do Mearim registrara 2 240 consultas especializadas. Nos dois últimos meses do ano, porém, já com Júnior Xavier eleito, as consultas dispararam para 235,6 mil, atingindo uma média exorbitante de 39 consultas por habitante no ano.

    ResponderExcluir
  5. Melhor gestão de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  6. Oq eles fazem é o mínimo, mais que obrigação, fosse eles tinha era vergonha de usar dinheiro do povo, dinheiro que pode ser usado para fazer as coisas, não fazer maquiagem....

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se essa verba é do orçamento secreto, como alguém descobriu esse desvio? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

      Excluir
  8. Blogueiro faça seu papel de jornalista, não tente tampa o sol com a peneira

    ResponderExcluir
  9. Carlinhos vc é um puxa saco desse prefeito, não deveria remover os comentários, vc vai ser denunciado tbm.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu trabalho prefeito

    ResponderExcluir
  11. Es roubar na cara de pau

    ResponderExcluir
  12. ele vai mandar investigar ele?

    ResponderExcluir
  13. Melhor gestão que tem é a de lá

    ResponderExcluir
  14. Ninguém é culpado, mesmo com provas kkkkk esse é o Brasil

    ResponderExcluir
  15. Admiro muito ja que aqui aq em poção não tem nem ultra som nem ginecologista nem ortopedista mais o povo ainda aplaude o casca

    ResponderExcluir
  16. POÇAO DE PEDRAS SIM É EXEMPLO DE CIDADE ORGANIZADA: SAUDE NOTA 1000, EDUCAÇÃO NOTA 1000, MATADOURO PUBLICO NOTA 1000, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir