Compartilhe essa Notícia:

 Presidente não queria dar a entrevista na sede da Globo, mas resolveu mudar de ideia e agora decidiu seguir as regras impostas pela emissora.


O presidente Jair Bolsonaro (PL) reconsiderou as regras da Rede Globo e irá aos estúdios do Rio de Janeiro ser sabatinado pelo “Jornal Nacional”.

Depois de condicionar sua participação à realização no Palácio da Alvorada, em Brasília, e ser contrariado pela emissora, Bolsonaro topou ir até o estúdio do telejornal para a entrevista na bancada.

A Rede Globo anunciou na 5ª feira (4.ago) que entrevistará os candidatos à Presidência da República ao vivo na semana de 22 de agosto, na bancada do “Jornal Nacional”. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) confirmaram presença.

Os 5 candidatos mais bem colocados na pesquisa Datafolha de 28 de julho foram convidados. São eles: Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes, Tebet e André Janones (Avante) –que retirou a candidatura na 5ª feira (4.ago).

Em 2014, o “Jornal Nacional” entrevistou a então presidente Dilma Rousseff (PT), no Palácio da Alvorada. A emissora diz que “depois das eleições de 2014, porém, decidiu que sempre realizaria as entrevistas de todos os candidatos à Presidência da República em seus estúdios, de forma a demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições”.

Em comunicado oficial, Globo disse que mudou a regra da sabatina em 2014. Naquele ano, a emissora entrevistou Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada

No início da entrevista com a petista em 2014, o âncora e editor-chefe do “Jornal Nacional”, William Bonner, disse: “É por isso que nós estamos hoje aqui em Brasília, no Palácio da Alvorada, porque é aqui que nós fazemos as entrevistas com presidentes candidatos à reeleição”.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) havia anunciado em seu perfil no Twitter que o seu pai participaria da sabatina do JN em 22 de agosto, diretamente do Alvorada.

A ordem das entrevistas foi definida em 1º de agosto, em um sorteio com a presença de representantes dos partidos. O prazo final para confirmação da participação terminou na 5ª feira (4.ago). Segundo a emissora, as datas das sabatinas serão divulgadas “em breve”.

O tempo de duração das conversas com os candidatos será de 40 minutos. Os âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos vão conduzir as entrevistas individuais.

Apesar de ainda não ter confirmado presença nos debates entre candidatos à Presidência, Bolsonaro afirmou que, se Lula fosse, ele também iria. “Eu fecho agora, se o Lula for, eu vou junto com ele”, disse o chefe do Executivo a apoiadores em Foz do Iguaçu, no Paraná, em junho.

O QUE DIZ A GLOBO

Na madrugada da 6ª feira (5.ago.2022), a Rede Globo divulgou que Bolsonaro não tinha aceitado as regras para a sabatina.

“Na semana de 22 de agosto, o Jornal Nacional dá início a uma série de entrevistas com candidatos à Presidência da República. William Bonner e Renata Vasconcellos vão conduzir as entrevistas, ao vivo, direto dos estúdios da TV Globo, no Rio.

“A conversa com cada candidato será transmitida por TV Globo, Globoplay e g1. As íntegras de todas as entrevistas ficarão disponíveis no Globoplay e no g1.

“Foram convidados os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto Datafolha em 28 de julho: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).

“Um sorteio realizado em 1º de agosto com representantes dos partidos definiu as datas e a ordem das entrevistas. Neste encontro, as cinco candidaturas foram informadas de que o prazo final para confirmação da presença terminava em 4 de agosto.

“Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) confirmaram presença até o prazo estipulado e as datas serão divulgadas em breve.

“O candidato Jair Bolsonaro (PL) não aceitou as regras da entrevista. Apesar de saber desde as entrevistas do g1 e da GloboNews que as sabatinas seriam feitas nos estúdios da Globo, a assessoria de Jair Bolsonaro (PL), na quarta-feira (3) e na quinta (4), condicionou a concessão da entrevista a que ela fosse realizada no Palácio da Alvorada. Depois das eleições de 2014, porém, a Globo decidiu que sempre realizaria as entrevistas de todos os candidatos à Presidência da República em seus estúdios, de forma a demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições. A regra não foi contestada pela assessoria de Bolsonaro quando das entrevistas no g1 e na GloboNews. A Globo rejeitou o pedido da assessoria. No fim da noite de quinta-feira, a assessoria de Bolsonaro enviou e-mail reiterando a disposição de conceder a entrevista, desde que ela seja realizada no Alvorada, alegando para isso compromissos de campanha anteriormente assumidos. Diante das regras anunciadas reiteradas vezes, a Globo rejeitou o pedido e, por isso, a entrevista não será realizada.

“O calendário das entrevistas com candidatos foi informado aos partidos em abril.

“Em 4 de agosto, o candidato André Janones (Avante) retirou sua candidatura à Presidência da República.”

Na manhã desta 6ª feira (5.ago), a emissora publicou um novo comunicado, afirmando que Bolsonaro decidiu ir ao estúdio no Rio de Janeiro para a entrevista ao “Jornal Nacional”.

Eis a íntegra da 2ª nota divulgada pela Globo às 10h10:

“A assessoria do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, informou à Globo, na manhã desta sexta-feira (5), que ele decidiu comparecer aos estúdios da emissora no Rio de Janeiro para a realização das entrevistas com os candidatos à presidência no Jornal Nacional.

“Em e-mail enviado no fim da noite de quinta (4) a assessoria manifestava a disposição de Bolsonaro de conceder a entrevista, mas no Alvorada, alegando que “em função da campanha e de compromissos assumidos anteriormente, a agenda presidencial impossibilita a ida ao RJ, no dia 22 de agosto”.

“Como as regras, anunciadas diversas vezes, previam a realização das sabatinas do g1, GloboNews e JN nos estúdios da emissora, a Globo reiterou que a entrevista não poderia ser realizada em Brasília e considerou que o convite fora recusado.

“Na manhã de sexta, porém, a assessoria explicou que o e-mail tinha apenas o objetivo de manifestar uma preferência, mas que o candidato não se recusava a ir ao Rio de Janeiro para a entrevista. Sendo assim, a Globo confirma a entrevista de Jair Bolsonaro no próximo dia 22 no Rio de Janeiro. Todos os outros candidatos também aceitaram as regras.

“A ordem das entrevistas ficou assim:

“22/8 (seg) – Jair Bolsonaro (PL)

“24/8 (qua) – Ciro Gomes (PDT)

“25/8 (qui) – Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

“26/8 (sex) – Simone Tebet (MDB)”

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

14 Comentários

  1. Tem que dedicar uma semana para o 9 dedos explicar todos os roubos

    ResponderExcluir
  2. Bolsonaro vai só jogar bosta pela Globo ao vivo....

    ResponderExcluir
  3. Daqui 20 ou 30 anos essas mesmas pessoas irão permanecer vulneráveis e tomando decisões eradas.

    ResponderExcluir
  4. Bolsonaro sim 👍 Deus acima de todos

    ResponderExcluir
  5. 22 neles dada folha mente de mas

    ResponderExcluir
  6. BOLSONARO sempre 🇧🇷🇧🇷🤝🇧🇷🤝

    ResponderExcluir
  7. Bolsonaro presidente novamente

    ResponderExcluir
  8. Vamos tira esse ditador do poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos tirar é o ladrão de nove dedos do Brasil.

      Excluir
  9. Quando Bolsonaro, fala tirem as crianças da sala, os palavrões vão ser grande

    ResponderExcluir
  10. Bolsonaro vai quebrar a audiência pois vai soltar os palavrões em horário impróprio.
    Tirem as crianças da sala.
    Pq esse verme é um desequilibrado quando é afrontado.

    ResponderExcluir