Compartilhe essa Notícia:

 Partidos têm até 5 de agosto para realizar as convenções partidárias, onde vão escolher os candidatos que vão disputar as eleições e, até 15 de agosto, para fazer o registro das candidaturas.

Os diretórios estaduais dos partidos políticos começaram a confirmar os nomes dos seus candidatos ao governo do Maranhão. Os primeiros nomes, puderam ser divulgados a partir de 20 de julho, conforme prazo previsto pela Justiça Eleitoral.

Os partidos têm até 5 de agosto para realizar as convenções partidárias, deliberar sobre a formação de coligações e escolher os nomes que irão disputar as eleições. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

O primeiro turno das eleições onde serão escolhidos o presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais, está marcado para 2 de outubro. O eventual segundo turno acontece em 30 de outubro.

Veja, abaixo, em ordem alfabética, a lista de candidatos a governador do Maranhão oficializados até o momento:

Carlos Brandão (PSB)


Carlos Brandão tem 64 anos, é médico veterinário, empresário e político. Ele é governador do Maranhão, desde abril deste ano, e foi vice-governador do Estado entre 2015 e 2022. Brandão é casado, tem dois filhos e é natural de Colinas, cidade localizada a 437 km de São Luís.

Brandão iniciou a vida pública em 1990, quando foi secretário-adjunto de Estado do Meio Ambiente. Em seguida, ele foi eleito deputado federal por dois mandatos consecutivos (2006 a 2010) e (2010 a 2014).

Lançamento: candidatura oficializada em 30 de julho.

Edivaldo Holanda Junior (PSD)


Edivaldo Holanda Junior, tem 44 anos, é empresário, advogado e político. Ele é casado, tem duas filhas e é natural de São Luís. Foi prefeito de São Luís entre 2012 a 2020, sendo o político mais jovem a ser eleito para o cargo, aos 34 anos.

Anteriormente, ele havia sido eleito duas vezes vereador de São Luís (2004 a 2008) e de (2008 a 2010). Holanda também possui um mandato como deputado federal, onde foi eleito em 2010 e permaneceu no cargo até 2012.

Lançamento: candidatura oficializada em 30 de julho.

Hertz Dias (PSTU)


Hertz Dias, tem 51 anos, e é professor de História da rede pública municipal de São Luís e estadual do Maranhão. Ele é casado e natural de São José de Ribamar, cidade localizada na Região Metropolitana de São Luís.

Ele concorre ao governo do Maranhão na chapa junto com Jayro Mesquita. Em 2018, Hertz foi candidato à vice-presidente do Brasil pelo PSTU e em 2020, chegou a concorrer para o cargo de prefeito de São Luís.

Lançamento: candidatura oficializada em 26 de julho.

Lahesio Bonfim (PSC)


Lahesio Bonfim, de 44 anos, nasceu na cidade de Marcos Parente, no Estado do Piauí. Ele é graduado em medicina pela Universidade Estadual do Piauí e é médico concursado do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da cidade de Balsas, no Sul do Estado. Lahesio é casado e tem três filhos. Ele foi prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes, a 738 km de São Luís, em 2016, sendo reeleito em 2020 com mais de 90% dos votos válidos.

Ele concorre ao governo do Maranhão na chapa junto com o vereador Dr. Gutemberg (PSC), como candidato a vice-governador.

Lançamento: candidatura oficializada em 31 de julho.

Simplício Araújo (Solidariedade)


Simplício Araújo, de 53 anos, é empresário, consultor e graduado em análise de sistemas. Ele é casado, tem três filhos e natural de Bacabal, cidade localizada a 240 km da capital maranhense.

O candidato foi secretário de Indústria e Comércio na gestão do ex-governador Flávio Dino, entre 2015 a 2021. Ele também é -deputado federal, tendo atuado entre os anos de 2011 a 2015, quando era filiado pelo Partido Popular Socialista (PPS) que, atualmente, é o Cidadania.

Lançamento: candidatura oficializada em 27 de julho.

Weverton Rocha (PDT)


Weverton Rocha, tem 42 anos, é formado em administração e é senador do Maranhão, desde 2019, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele é casado, tem dois filhos e é natural de Imperatriz, cidade localizada a 629 km de São Luís.

Ele já foi deputado federal pelo Maranhão por dois mandados (2011 a 2012) e (2014 a 2018). Weverton também foi secretário extraordinário da Juventude do Maranhão (2007 a 2008) e secretário estadual de Esporte e Juventude (2008 e 2009), ambos os cargos assumidos durante o governo de Jackson Lago e, assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, de 2009 a 2011.

Lançamento: candidatura oficializada em 29 de julho.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

21 Comentários

  1. Povo do estado do Maranhão, antes de vcs voltarem e bom lembrar que o Estado do Maranhão eu Estado mais pobre do Brasil. Por culpa dos nós políticos

    ResponderExcluir
  2. Um estado que nunca houve seca e ser pobre igual o Maranhão, não dá para entender, gente não vendam seus votos e nem perpetuem políticos ladrões no poder!

    ResponderExcluir
  3. É Lahesio Bonfim nosso governador 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Governador é o WEVERTON e nós vamos vencer.... O povo de bem do Maranhão quer ele como governador 💪🏾✊🏽🤝🏾

      Excluir
  4. O Maranhão tem jeito sim! Que venha a eleição e com você lahesiobonfim o Maranhão seja erguido novamente🇧🇷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a vez de Weverton 🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀

      Excluir
  5. Orando pela sua vida Lahesio Bonfim que o Soberano nos der essa vitória. Em nome de Jesus Cristo. Amém!

    ResponderExcluir
  6. LAHERSIO BOMFIM NESTE EU VOTO. MARANHÃO PRESISA MUDAR. NESTE EU CONFIU.DEUS AÇIMA DE TUDO.

    ResponderExcluir
  7. Eu falo a todos os maranhenses a hora chegou e nós libertarmos o nosso Maranhão das Garras de Flávio Dino das Garras de Brandão das garras Doge Sarney que só sucatearam que só desviaram saúde educação do nosso Maranhão uma terra rica e maravilhosa mas porém ainda pobre de investimento o que o Maranhão precisa não é impregin de prefeitura mas precisa é de desenvolvimento que as nossas cidade cresça que a nossa cidade polos industriais para ter emprego e renda para nossas família e nós podemos dar uma educação digna para nossos filhos

    ResponderExcluir
  8. AS CARACTERÍSTICAS DE WEVERTON E SUAS RAÍZES PASSAM SEGURANÇA À POPULAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MARANHÃO DE OPORTUNIDADES, UMA POTÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO.

    Para Weverton, só com o povo trabalhador, convicto, inteligente e de coração valente tendo oportunidade e efetivo nas ações de um governo popular, são consolidados os avanços e conquistas.

    ResponderExcluir
  9. Eu quero apostar no plano de crescimento econômico para o meu Estado! Tô cansada desse mesmo Maranhão de décadas. Nós não aguentamos mais essa pobreza, apesar das nossas riquezas. Você é o único que vem mostrando propostas de crescimento. Simplicio Araujo 👏👏👏👏👏👏❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntos por um Maranhão mais feliz.🚀🚀 Próximo governador Weverton Rocha juntos pelo trabalho 👏👏👏

      Excluir
  10. 👏👏👏Simplício tem trabalho e sabe os caminhos, #SIMBORAmaranhão SIMPLÍCIO GOVERNADOR

    ResponderExcluir
  11. Fechado com meu preto W12🚀🚀🚀

    ResponderExcluir
  12. Lahesio Bomfim. Esse presta e aprovo

    ResponderExcluir