Compartilhe essa Notícia:

 As mulheres são maioria entre os brasileiros com dívidas em atraso, consequência direta da recuperação mais lenta do mercado de trabalho para elas.



O percentual de brasileiros com dívidas em atraso é o maior em 12 anos, e a situação é mais grave para as mulheres.

As mulheres são maioria entre os brasileiros endividados. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no mês passado, 80% das consumidoras tinham contas a vencer. Em janeiro, eram 72%.

E pior: nem todas conseguem pagar, diz a economista da CNC, Izis Ferreira.

“A inadimplência também é maior entre o público feminino. Nós temos, por exemplo, 31% de mulheres hoje com algum tipo de dívida ou conta atrasada, enquanto entre o público masculino essa proporção ela se aproxima de 28%. Isso mostra que para elas está mais difícil de fechar todas as contas no mês, de conseguir pagar todas as contas e dívidas dentro de um mês”, afirma.

As contas saem dos eixos quando há um desequilíbrio entre o que entra e o que sai no orçamento de casa. No caso das mulheres, a pressão vem dos dois lados. A pandemia aprofundou as desigualdades, colocou muitas na informalidade e fez a renda cair. Ao mesmo tempo, a inflação alta é ainda mais cruel com quem ganha menos. O resultado disso é um endividamento crescente, que não é bom para ninguém.

A economista do Insper Juliana Inhasz explica que dívidas que se arrastam ou sequer são pagas travam a economia.

“O que faz muitas vezes uma economia como a nossa conseguir crescer e sair de situações como essa atual é o consumo, é a demanda. Então uma situação em que a gente tem um superendividamento, ou muita gente inadimplente, é uma situação em que esse consumidor perde uma parte da possibilidade de consumo, ele eventualmente pode estar de alguma forma prejudicando produtores e outras pessoas dentro do mercado que cederam aquele crédito e que não vão receber, e que, portanto, também não vão consumir”, explica.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

9 Comentários

  1. Conheço gente que gasta o que não tem pq quer luxar

    ResponderExcluir
  2. Isso aí é pobre que não sabe se contentar com o que já tem e gasta além da conta

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Pedreiras tem muito exemplo de gente que deve até a alma

    ResponderExcluir
  4. Os duble de ricos são os principais devedores

    ResponderExcluir
  5. A mulher que não sabe edificar sua casa é assim mesmo devedora

    ResponderExcluir
  6. São medidas a besta que querem pagar de Paty e no final do mês fica no aperto

    ResponderExcluir
  7. Mulher não sabe mexer com dinheiro não, conheço dessas que não pode ganha um trocado que gasta com coisa desnecessária

    ResponderExcluir
  8. Tem mulher que tem coragem de lagar 200, 300 reais em roupas mais não paga uma conta pro marido

    ResponderExcluir
  9. Mulher só sabe gastar não serve pra outra coisa

    ResponderExcluir