Quatro municípios da região já capacitaram quase 200 mulheres no Programa Mulher Ativa: Qualificar para Empoderar
O Governo do Maranhão, por meio das Secretarias da Mulher (SEMU), Trabalho e Economia Solidária (Setres), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e Desenvolvimento Social (Sedes) iniciou, no mês de setembro, o projeto “Mulher Ativa: Qualificar para Empoderar”. A iniciativa é fruto de votação do orçamento participativo e nasce da necessidade de adoção de mecanismos das Políticas Públicas de Trabalho e Renda.
O projeto “Mulher Ativa” é uma oportunidade de concretizar ações formadoras, capazes de oportunizar trabalho e gerar renda, visando contribuir com formação de mulheres trabalhadoras vulneráveis economicamente e socialmente, com baixa renda e escolaridade que, infelizmente, estão sujeitas a diversas formas de discriminação social e, consequentemente, com maiores dificuldades de acesso ao mercado de trabalho.
O intuito é reduzir o desemprego e subemprego, elevando a produtividade e competitividade do setor produtivo em que essas mulheres estão inseridas. Até o momento, o projeto já capacitou mais de 180 mulheres nos municípios de São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues. A expectativa é que nesta primeira etapa de execução do projeto, 600 mulheres sejam impactadas.
A secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar, destacou a importância do projeto para a qualificação de mulheres em todo estado, ofertando cursos, visando a sua qualificação e geração de renda.
“O projeto é uma parceria com outras secretarias como, a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Direitos Humanos e Participação Popular, e Desenvolvimento Social. E tem o grande objetivo de qualificar 600 mulheres nos vários municípios do estado do Maranhão. Essa qualificação se dá através de ofertas de cursos na área do embelezamento, na área do marketing, na área da venda e comercialização, na área da gestão, sempre na perspectiva de empoderar as nossas mulheres para que elas alcancem a melhoria da sua renda. As mulheres interessadas nos cursos devem ser dirigir aos CRAS das suas cidades para mais informações”, ressaltou.
Para a coordenadora do projeto, Rebeca Alexandre, a iniciativa vai ampliar as políticas de qualificação profissional, ajudando as mulheres a alcançar sua independência econômica.
"Os Cursos de Qualificação Profissional do Projeto "Mulher Ativa" são muito importantes para alcançar a autonomia econômica das mulheres, pois é na qualificação profissional e oportunidade de se qualificar para o mundo do trabalho que existe um grande passo para conseguir melhor forma de ter renda. Estamos executando esse Projeto com parceira das Secretarias de Trabalho e Economia Solidária, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para que haja uma rede ampla dessas políticas e assim atingir não apenas a qualificação profissional, mas sim os pós, com mais oportunidades para que essas mulheres possam alcançar a sua independência econômica e poder viver uma vida com mais autoestima e efetivação dos seus direitos", destacou.
A beneficiária do projeto, Nayara, que trabalha com jogos online, enfatizou o valor da qualificação e dos conhecimentos adquiridos nos cursos para o desenvolvimento de suas atividades.
“Espero me qualificar para usar todos os conhecimentos adquiridos no curso a favor das minhas atividades e autonomia financeira”, observou. Já a Andrina, maquiadora e manicure, e também beneficiária do projeto, espera poder aumentar sua renda e expandir seus negócios, através dos cursos. “Eu espero que o curso me ajude aumentar minha renda e expandir meus negócios”, pontuou.
Expansão
Na última sexta-feira (14), no Edifício Nagib Heickel, representantes das Secretariais de Estado da Mulher (SEMU), Trabalho e Economia Solidária (Setres) e Desenvolvimento Social se reuniram com o propósito de avaliar a primeira etapa de execução do projeto “Mulher Ativa: Qualificar para empoderar” e dar continuidade ao seu processo de planejamento e implantação nos municípios de Esperantinópolis, Joselândia, Lima Campos, Capinzal do Norte, Trizidela do Vale, Pedreiras, Igarapé Grande e Poção de Pedras.
Cursos oferecidos
O projeto oferta cursos de formação e qualificação profissional, nas áreas de embelezamento, construção civil, marketing e artesanato, com entrega de kits profissionalizantes e auxílio financeiro para que as mulheres capacitadas iniciem os seus trabalhos. Os cursos e capacitações são realizados nas próprias comunidades e/ou nas sedes dos municípios. As atividades desenvolvidas durante o processo de formação e qualificação são adequadas de acordo com as obrigações cotidianas das mulheres beneficiadas com o projeto, havendo assim uma combinação prévia sobre os horários e aplicação prática dos cursos.
0 Comentários