Lula sanciona lei que cria dia nacional para candomblé e raízes africanas
A data será celebrada anualmente no Brasil e coincide com o marco das Nações Unidas para a conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
A proposta para festejar o dia das tradições africanas é do deputado federal Vicentinho (PT-SP) e previa, inicialmente, a data de 30 de setembro. No Senado, o projeto foi revisado para se alinhar com a formação de uma rede intercontinental contra o preconceito racial, criada pela ONU.
Duas integrantes do Ilê Omolu Oxum dão as mãos durante cerimônia no terreiro em São João de Meriti
Cerimônia no Ilê Omolu Oxum, em São João de Meriti - Reprodução
A relatora do projeto brasileiro na Câmara, deputada Erika Kokay (PT-DF), afirmou que a data vai permitir que o brasileiro resgate sua ancestralidade.
"Resgatar a nossa ancestralidade, resgatar o que representa a resistência e, ao mesmo tempo, a persistência e a resiliência dos povos tradicionais de matriz africana é fundamental para a construção de uma democracia", disse.
A parlamentar também afirmou que a sociedade brasileira deve homenagear e referendar todas as expressões das raízes africanas.
Já o autor da proposta justificou que o Brasil celebra diversas datas cristãs, o que o levou a propor a criação de um dia voltado às religiões de matriz africana.
A emenda do Senado com a mudança para o dia 21 de março foi aprovada na Câmara dos Deputados em 21 de dezembro de 2022. A sanção da lei nº 14.519 foi publicada no Diário Oficial da União de 5 de janeiro de 2023.
Em alguns estados, como São Paulo, e na cidade de Natal (RN), a data é comemorada regionalmente em 30 de setembro.
Fonte: Folha de São Paulo
6 Comentários
Bonito prá os cristãos quê votaram nesse nojento
ResponderExcluircada um faça sua parte pra ter salvação. Primeiro que Religião a ou b não salva ninguém.
ResponderExcluirFalta de vergonha
ResponderExcluirfazueli
ResponderExcluirMás a BÍBLIA nós acegura quê nem um macumbeiro,nem um feiticeiro erdaram o reino dos Céus.
ResponderExcluirquero ver os cristaos que votaram nele
ResponderExcluirfaz o L