Compartilhe essa Notícia:

 Segundo governo, foram encontrados indícios de irregularidades nos benefícios. Em todo o país, cerca de 1,4 milhão foram excluídos.

O governo Lula anunciou, na última sexta-feira (3), que foram cancelados 53.183 benefícios do Bolsa Família somente no Maranhão.

O motivo, segundo o governo, é que foram encontradas irregularidades nos benefícios. A partir de março, o pagamento já será excluído. Por outro lado, 27.933 beneficiários foram incluídos.

Até o ano passado, o Maranhão era o estado com a maior diferença entre o número de pessoas que recebem o Auxílio Brasil (nome anterior do Bolsa Família) e as que têm carteira assinada. Isso significa que a renda fixa da maioria das famílias maranhenses vem deste programa social.

Em setembro de 2022, a lista de pessoas no Maranhão que dependia só do Auxílio Brasil tinha superado a marca de 1,2 milhão.

Na divisão por municípios, São Luís concentrava o maior número de famílias maranhenses contempladas pelo Auxílio Brasil, com 120.934 lares com beneficiários do programa. Outros cinco municípios somavam mais de 20 mil residências contempladas: São José de Ribamar (30.304), Timon (29.445), Imperatriz (23.646), Chapadinha (23.371) e Bacabal (20.498).

Cancelamentos pelo país

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o governo pretende excluir, até dezembro deste ano, mais 1 milhão de beneficiários do Bolsa Família que estariam recebendo o pagamento de maneira irregular.

De acordo com o ministro Wellington Dias, ao todo, o governo encontrou indícios de irregularidades em 2,5 milhões de beneficiários e 1,4 milhão já foram excluídos da folha de março. O restante, cerca de 1 milhão, segundo o ministério, deverá ser excluído até dezembro.

Isso porque o governo começa neste mês a atualização do cadastro dos beneficiários, e a meta é concluir o processo até dezembro.

Pelos cálculos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, 20,9 milhões de famílias devem receber o Bolsa Família em março, a um custo estimado em R$ 14 bilhões.

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma medida provisória (MP) a fim de reformular o Bolsa Família, modificando as regras do Auxílio Brasil.

No discurso de assinatura da MP, Lula cobrou a fiscalização contra fraudes no programa. Segundo o governo, há pessoas recebendo o Bolsa Família indevidamente por, por exemplo:

- terem renda acima do permitido para concessão do benefício;
- terem descumprido as regras sobre cadastro de famílias unipessoais.

Atualização do cadastro

Segundo o ministério, o governo federal contratará 12 mil pessoas para fazer a atualização do cadastro dos beneficiários do Bolsa Família.

O processo de atualização do cadastro se dará da seguinte maneira, segundo o governo:

- as famílias serão chamadas aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) a partir deste mês de março para atualizar os dados;

- os beneficiários não precisam se dirigir aos CRAS antes de serem chamados e continuarão recebendo o benefício;

- caberá ao CRAS a marcação de data e horário (em alguns casos, o funcionário poderá comparecer à residência do beneficiário para checar informações adicionais);

- em caso de não comparecimento do beneficiário, o pagamento do Bolsa Família será bloqueado no prazo de até dois meses (começando em maio para os convocados em março);

- em caso de comprovação de recebimento indevido, o cancelamento do benefício será automático;
pessoas com mais de 50 anos ou com deficiência terão prioridade de atendimento.

- De acordo com Wellington Dias, as pessoas seguirão recebendo o Bolsa Família durante o processo de atualização e não precisam procurar os CRAS.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

15 Comentários

  1. Muito bem feito pra quem votou no Nove dedos, Fazuely!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pra quem tinha o Bolsa Família, perdeu e votou no Molusco, só tem uma coisa a fazer: FAZUELI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Cadê o Carlinhos puxa saco do lula nessa hora

    ResponderExcluir
  4. Lulinha sabe o que faz, pai da pobreza cortar mais .

    ResponderExcluir
  5. Carlinhos, não seja medroso, deixa os comentários visíveis. Tá com medo do Molusco ou do Cabeça de Ovo?

    ResponderExcluir
  6. Tem muita gente que fez o L e se lascou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Tem muita gente que nem precisa e tava recebendo. Tem que cortar mesmo e colocar quem precisa. Conheço pessoas que mentiram pra poder receber o auxílio , pessoas quem tem renda o suficiente pra se manter. Enquanto alguns que precisam ficam de fora. Pente fino nos programas sociais é e sempre será necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um babão do ladrão de 9 dedos

      Excluir
    2. Camarada, foram 53 mil pessoas cortadas só no Maranhão, e tu achas que todas elas não precisavam e eram todas ricas? Vai lamber o saco do Molusco bem longe.

      Excluir
  8. Vixiiii bicho vai pegar. Faz L ze ruela

    ResponderExcluir
  9. faz o L se lascaram xupa que é de uva kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Está certo meu Presidente existe muitas pessoas que recebe o benefício sem precisão. Aqui em minha cidade várias pessoas se desmembraram da esposa para que a mesma família recebesse dois benefícios. Coisa que todos sabem que é contra a regra do ministério da cidadania. No desgoverno do bozo aumentou consideravelmente o número de pessoas uniparentais pois as pessoas eram incluídas sem critérios algum pois o bozo queria de toda forma ganhar a política e depois concerteza cortaria todos novamente. Sou a favor de quem realmente está dentro dos critérios pra receber.

    ResponderExcluir
  11. Na época do desgoverno do bolsolixo não tinha transparência em nenhum programa social. Eu mesmo trabalhava dentro de um cras e os funcionários responsável pela pasta jogava no sistema de análise quem eles bem queria. Enquanto muitos q não tem nem o que comer direito saia chorando pois os irresponsável não jogava os dados para análise. E a denúncia maior funcionários cobrava por mês dizendo que ia passar as pessoas mais se não pagasse seria cortado. Isso aí é certo eleitores do bozo?

    ResponderExcluir