Compartilhe essa Notícia:


Luiz Gonzaga Muniz Fortes Filho responde a processo por não apresentar prestação de contas e contrato sem licitação 

 

Gonzaguinha

A Justiça decretou a prisão preventiva do ex-prefeito de São Luís Gonzaga do Maranhão, Luiz Gonzaga Muniz Fortes Filho, mais conhecido como “Gonzaguinha". A informação chegou ao blog do Carlinhos nesta terça-feira (23). O pedido foi feito pelo Ministério Público Estadual e a sentença, tramitada e julgada, foi assinada pelo Juiz Diego Duarte de Lemos. Gonzaguinha foi condenado por deixar de apresentar ao TCE/MA a prestação de conta do exercício financeiro de 2007. Na peça de acusação, o MP/MA também citou um contrato firmado do município na gestão de Gonzaguinha no valor de 827 mil reais sem nenhuma licitação.

Gonzaguinha foi prefeito de São Luís Gonzaga entre 2005 e 2008. Ainda segundo informações, o gestor foi preso na operação rapina da Polícia Federal e se encontra condenado por improbidade administrativa. Ele cumpre a prisão no regime aberto.

Em depoimento à Justiça, Gonzaguinha afirmou que prestou contas do exercício financeiro de 2007 ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) e a Câmara Municipal de São Luís Gonzaga; por outro lado, na ação, o MP alega que ele não apresentou nenhum documento comprobatório.

Veja trecho da denúncia do Ministério Público em desfavor do então prefeito Gonzaguinha.

 

“... Com a pena de reclusão, de dois a doze anos, e os demais, com a pena de detenção, de três meses a três anos. Trata-se de criminalização do dever constitucional que todo gestor tem de prestar contas e realizar serviços do modo estabelecido em lei. No caso dos autos, tem-se que o denunciado, no exercício do cargo de Prefeito do Município de São Luís Gonzaga do Maranhão, atuando com vontade livre e consciente, deixou de apresentar no prazo legal, a prestação de contas anuais, referentes ao exercício financeiro de 2007, do Poder Executivo Municipal, ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.”

 

“A materialidade e autoria delitivas estão robustamente comprovadas nos autos, que não deixam dúvidas de que o denunciado, na qualidade de Prefeito desta municipalidade, deixou de enviar, ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, a prestação de contas referente aos exercícios de 2007, conforme Acordão no PL-TCE nº 1134/2013. Os documentos juntados aos autos de fls. 04-44, constituem prova suficiente do não envio da prestação de contas do exercício financeiro de 2007, por parte do denunciado, ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, constituindo-se, assim, na prova da materialidade delitiva.”

 

“Registre-se em fls. 41 dos autos, existe a publicação do Acórdão PL-TCE nº 1134/2013, no Processo no 6729/2008-TCE em que o acusado teve suas contas julgadas irregulares e consta despesas no montante de R$ 827.775,08 (oitocentos e vinte e sete mil e setecentos e setenta e cinco reais e oito centavos), realizadas sem licitação e/ou fragmentadas, ferindo determinação constitucional (art. 37, XXI) e legal (art. 2º, c/c os art. 23, 24 e 25 da Lei 8.666 de 1993. Registre-se, ainda, que embora o acusado tenha afirmado, em seu interrogatório, que prestou contas tanto ao TCE/MA quanto à Câmara de Vereadores de São Luís Gonzaga/MA, o mesmo não apresentou qualquer documento que pudesse corroborar a sua afirmação, ônus este que lhe incumbia, por tratar-se de fato.”

 

Veja a sentença do juiz de São Luís Gonzaga neste mês de maio em desfavor de Gonzaguinha

 

DECISÃO

 

Tendo em vista o trânsito em julgado da sentença prolatada nos autos do processo em epígrafe, expeça-se GUIA DE EXECUÇÃO PENAL DEFINITIVA, no sistema SEEU, devendo ser observado se existe processo ativo em face do apenado para fim de unificação de pena.

 

Em seguida, arquivem-se estes autos, com baixa nos registros.

 

Cumpra-se.

 

São Luís Gonzaga do Maranhão/MA, data do sistema.

 

DIEGO DUARTE DE LEMOS

Juiz De Direito

 

O blog do Carlinhos não conseguiu contato com o ex-prefeito para falar sobre a decisão da justiça.

OPERAÇÃO RAPINA O ex-prefeito de São Luís Gonzaga do Maranhão,
‘Gonzaguinha’ Fortes, quando foi preso pela Polícia Federal.

Em 2 de setembro de 2021, o ex-prefeito Gonzaguinha foi preso por crimes de improbidade administrativa

 

Veja os detalhes da prisão no link

 

https://www.carlinhosfilho.com.br/2021/09/mais-um-ex-prefeito-da-regiao-e-preso.html


Ex-prefeito de São Luís Gonzaga do Maranhão é condenado a devolver mais de R$ 7,3 milhões

https://www.nortedotocantins.com.br/10/2013/ex-prefeito-de-sao-luis-gonzaga-do-maranhao-e-condenado-a-devolver-mais-de-r-73-milhoes/


Veja os nomes de 13 prefeitos presos na operação rapina

https://www.wiltonlima.com.br/2011/02/saqueadores-de-cidades-pf-ja-prendeu-13.html







⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Tem que prender é o atual prefeito de lá, maior bandido vigarista da região

    ResponderExcluir
  2. Vagabundo desse por isso que são Luiz Gonzaga é do jeito que é filhos da p+$tas

    ResponderExcluir