Censo aponta que população caiu e Joselândia pode perder duas vagas de vereadores
De acordo com o levantamento mais recente do IBGE, a população de Joselândia caiu de 15.437 pessoas em 2010 para 14.924 habitantes em 2022. Este novo dado é o resultado da pesquisa dos recenseadores, que fizeram visitas nas residências, entrevistaram a população e foram de casa em casa.
A diminuição do número populacional pode provocar impactos em várias áreas do município, inclusive na Câmara Municipal. Se os números preliminares forem oficializados pelo IBGE, o que ocorrerá possivelmente é uma redução do número de vereadores, caindo dos atuais 11 para 9.
A vereadora Mairla não acredita que o censo será reconhecido por conta de vários problemas apontados nos seus resultados. Já muitos moradores falam que o culpado dessa polêmica é o prefeito, que deveria ter colocado os agentes de saúde para acompanhar os recenseadores e auxiliá-los numa contagem mais completa. O resultado pode afetar as finanças da prefeitura diminuindo o coeficiente dos repasses.
Há ainda quem afirme existir a possibilidade da situação não mudar em nada. Mesmo assim, muitos estão temendo o resultado do censo e suas repercussões, uma vez que uma cidade como Mossoró, que tinha 303.792 pessoas em 2019 e passou 264.181 habitantes em 2022, pode ter as vagas na Câmara Municipal reduzidas de 23 para 21.
A Constituição Federal é clara: O número de vereadores está relacionado com a quantidade de habitantes. A Lei Orgânica define o número exato de Vereadores de cada cidade, respeitados os limites impostos pela Constituição Federal. Por exemplo, municípios com até 15 mil habitantes tem 09 (nove) vereadores. Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes tem 11 (onze) vereadores. Municípios com mais de 30 mil até 50 mil habitantes tem 13 (treze) vereadores, e assim sucessivamente.
Vereadores eleitos em 2020
- Mairla
- Ciceline da Saude
- Raimundinho do Tiao
- Francimar
- Jorge do Seu Manel
- Rallynne Tomé
- Luiz Bizial
- Iwamar Queiroz
- Diaranha
- Marlon do Manoel Pinheiro
- Bebeto Gama
2 Comentários
Este censo já valeu a pena boto dois vagabundos pra trabalhar essa classe tinha que ser era extinta não serve prá nada.
ResponderExcluir1° comentário respeito no serviço dos outros
ResponderExcluir