Deputado Júnior Cascaria participa de encontro ao lado do Ministro da Educação em São Luís
Ministro das Comunicações Juscelino Filho, deputado Cascaria e Ministro da Educação Camilo Santana |
O evento aconteceu ontem (19), no Multicenter Sebrae, com a presença do governador Carlos Brandão, Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, Presidente da ALEMA Iracema Vale, deputados, prefeitos e gestores da educação.
O encontro também contou com a presença de uma comitiva de Poção de Pedras, capitaneada pelo prefeito Francisco Pinheiro e composta por secretários, vereadores e mais.
Comitiva de Poção de Pedras. |
A união de forças foi destacada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que lembrou o diálogo com o governador Brandão para articulação dos 160 municípios que possuem obras paralisadas ou inacabadas no Maranhão. O ministro também destacou o ineditismo da Medida Provisória nº 1.174, de 12 de maio de 2023, que cria o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica.
É a primeira vez que uma repactuação do governo federal permite a retomada de obras que estão paralisadas. Também será possível aos estados ajudarem os municípios com complementação de recursos e os valores a serem repassados aos municípios serão atualizados considerando o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) - o que não ocorria antes , impossibilitando a conclusão de muitos serviços.
O primeiro passo a ser tomado pelos prefeitos é consultar o sistema do FNDE para informar quais obras feitas em convênio com o governo federal que estão paralisadas ou abandonadas serão retomadas. Diante disso, será necessário um laudo técnico dessas obras, o que poderá ser feito pela equipe técnica de engenheiros do município ou a partir de convênios com universidades, institutos federais ou estaduais, constando as condições estruturais da obra e o orçamento para a sua conclusão.
3 Comentários
Educação boa kkk vai ver yem colegio que nem escola ta acontecendo
ResponderExcluirDeputado exemplar no município de Poção de Pedras da qual manda por 10.5 anos... Nunca levou a sério a educação
ResponderExcluirEsse cidadão tá sucateando um município que manda a 10 anos. Nunca fez nada pra educação e agora quer ser defensor da Educação? Me poupe
ResponderExcluir