Compartilhe essa Notícia:

Telefonia já foi recuperada nos 38 municípios mais afetados por ciclone


O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou de reunião com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, na manhã desta quarta-feira (20). A pauta do encontro foram as ações emergenciais de socorro à população atingida pelo ciclone e pelas fortes no Rio Grande do Sul nas últimas semanas.

"Na reunião de hoje, reportamos à Presidência da República todas as iniciativas e resultados que o Ministério das Comunicações já alcançou nos locais afetados. Com o apoio imprescindível das nossas entidades vinculadas, já restabelecemos a comunicação em todos os municípios que mais sofreram os efeitos das chuvas. Agora, permaneceremos atentos e planejando as próximas ações", explicou Juscelino Filho.

Desde o início da crise climática no Rio Grande do Sul, o Ministério das Comunicações (MCom) e suas entidades vinculadas – bem como todos os ministérios e órgãos do Governo Federal – executaram uma série de medidas emergenciais para contribuir para o atendimento humanitário à população afetada.

Os serviços de telefonia móvel das operadoras Claro, Tim e Vivo foram totalmente recuperados em todos os 38 municípios mais afetados. Agora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está acompanhando a recuperação da infraestrutura (cabos de fibra óptica, equipamentos que precisarão ser substituídos devido aos alagamentos, etc). Esse trabalho abrange 100 municípios e deve se estender ao longo das próximas semanas.

Também participaram da agenda os titulares da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; da Educação, Camilo Santana; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A presidente da Caixa, Rita Serrano, e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Renato Rodrigues de Aguiar Freire.

Além destes, estiveram presentes ministros substitutos, secretários e representantes dos ministérios do Meio Ambiente; da Fazenda; das Cidades; e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

OUTRAS AÇÕES – Logo que a situação de emergência foi anunciada, a Telebras instalou 14 antenas de conexão Wi-Fi na região afetada. Os equipamentos auxiliam as equipes envolvidas nas atividades de mutirão para resgate de vítimas e apoio às ações de reconstrução das áreas mais atingidas. Das 14 antenas instaladas, 11 continuam em atividade nos seguintes municípios: Muçum (4 antenas) Encantado (4 antenas), Roca Sales, Santa Tereza e Lajeado. As outras três já retornaram à capital Porto Alegre, pois os locais atendidos já conseguiram recuperar suas estruturas próprias de comunicação.

A rede de agências dos Correios no Rio Grande do Sul está recebendo doações para as vítimas das chuvas. A estatal também vai transportar gratuitamente as doações às prefeituras dos municípios afetados. São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal e itens de vestuário.

Os Correios irão doar, ainda, itens de vestuário, brinquedos, utensílios domésticos e material escolar e de escritório. As doações são objetos de refugo, ou seja, que passaram por todas as tentativas de entrega, não foram procurados pelos destinatários nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Pronto, restabelecendo a telefonia acabou o problema dos atingidos pelas enchentes, já q eles perderam tudo, inclusive seus celulares!
    Parabéns ao governo mula, por sua incompetência!

    ResponderExcluir