Compartilhe essa Notícia:

Linha de crédito específica para o agro está entre as prioridades da pasta

O Ministério das Comunicações (MCom) participou do seminário “Soluções para Conectividade Rural” na manhã desta quinta-feira (26/10), em Brasília (DF). O evento contou com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do Secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão, representantes dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, do presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins, dentre outras autoridades.

Na abertura do evento, o ministro Juscelino Filho destacou a importância da utilização dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para o interior do país. “O programa 2 do Conselho Gestor do Fust tem como objetivo levar a infraestrutura de telecomunicações onde hoje ela é deficitária, com subprogramas específicos para áreas rurais e rodovias estaduais. Para massificar a interiorização da conectividade, o Ministério das Comunicações está trabalhando para lançar uma linha de crédito específica para o Agro”, registrou o ministro.

Outras políticas públicas mencionadas por Juscelino Filho foram a Estratégia Nacional de Conectividade de Escolas (Enec) e o novo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Está previsto na Enec e foi incluído no Novo PAC a conectividade em escolas públicas do ensino básico até 2026. Ao todo, são 138.355 escolas, das quais 52.122 escolas estão localizadas em áreas rurais”, reforçou. 

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, declarou seu compromisso em atuar com o poder público. “Vamos propor a elaboração em conjunto de um grande projeto de estado que permita ampliar a conectividade nas propriedades rurais contemplando as comprovadamente ajustes e parcerias com a iniciativa pilar. A CNA, as federações da agricultura e os sindicatos dos produtores rurais estão prontos para participar e colaborar efetivamente nesse desafio”, conclamou.

Por fim, o ministro Juscelino Filho reiterou que a conectividade no agro tem sido prioridade da pasta, assumindo compromisso de cobertura de todos os municípios do Brasil até 2028. “A conectividade rural não é apenas uma questão de tecnologia, é uma questão de justiça social e econômica. Ela capacita nossos agricultores, educa nossos filhos e fortalece nossas comunidades”, concluiu.

Conectividade no Campo: desafios e oportunidades

O Secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão, participou da mesa que debateu os desafios e oportunidades da conectividade no campo. Na avaliação dele, a maior parte das pessoas sem acesso à internet estão hoje na região norte e nordeste e também na área rural e para conectá-las é preciso investimentos e um conjunto de tecnologias.

“Financiamento é uma parte das soluções. Mas a gente tem que pensar num conjunto de tecnologias que estão disponíveis hoje e que podem permitir que a tecnologia móvel chegue na área rural. 90% das pessoas acessam a internet por meio do celular, então a conexão sem fio precisa chegar nesses locais”, disse Martinhão.

Outro ponto abordado pelo secretário é a política Poste Legal, que o MCom vem coordenando junto ao Ministério das Minas e Energias, Anatel e Aneel. “É preciso que os postes tenham um custo de utilização mais baixo na área rural do que nas áreas urbanas. Se não tiver esse incentivo, não vai chegar fibra ótica nessa localidade”, pontuou. 

Por fim, Maximiliano Martinhão também falou sobre o Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, o Conecta BR, política lançada pelo Ministério das Comunicações com objetivo de ampliar a cobertura e o acesso à banda larga móvel em todo o Brasil.

Sobre o Seminário

O seminário “Soluções para a conectividade rural” é uma iniciativa conjunta da Associação Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e da Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA). O evento discute o tema nos painéis “Conectividade no Campo: Desafios e Oportunidades” e “Solução para Alavancagem da Conectividade no Brasil” com a presença de profissionais do setor de telecomunicações, profissionais do agro e autoridades. Acesse a programação e acompanhe os debates pelo Youtube no canal do Sistema CNA/Senar.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários