Compartilhe essa Notícia:

Ação beneficiará cerca 1,8 milhão de passageiros e aproximadamente 330 mil veículos que anualmente utilizam os serviços de transporte de  barco


O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou o termo de doação de 30 computadores que serão instalados em três Pontos de Inclusão Digital no Maranhão: terminais da Ponta da Espera, em São Luís, do Cujupe, em Alcântara, e, futuramente, na Praia Grande, também na capital maranhense. A cerimônia ocorreu na tarde desta segunda (13/11) com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e de autoridades e representantes de operadoras.

“Nesses PIDs, milhares de pessoas que passam pelos dois terminais poderão ter acesso a serviços digitais, por exemplo, enquanto aguardam a travessia. Além de promover a conectividade e a inclusão digital, essa iniciativa tem um viés sustentável de extrema importância, já que esses computadores disponibilizados para a população deixaram de virar lixo eletrônico. Estamos com essa ação em todo o país”, explicou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

A doação faz parte do programa do Ministério das Comunicações (MCom) Computadores para Inclusão, que recondiciona equipamentos eletroeletrônicos e entrega o material para uso em escolas e instituições da sociedade civil. No mês de outubro, Maranhão recebeu mil computadores dessa iniciativa, que foram distribuídos a 94 instituições de 74 municípios do estado.

Desde sua criação, pela Lei nº 14.479, de 21 de dezembro de 2022, o programa doou cerca de 33 mil computadores, beneficiando 717 municípios brasileiros. Foram ofertados 145 cursos, resultando na formação de mais de 23 mil alunos plenamente capacitados para o mercado de trabalho. Ao todo, 3 mil toneladas de resíduos eletrônicos foram descartadas de maneira correta e consciente.

Internet nos terminais

Na ocasião, o ministro também participou da solenidade de lançamento das duas torres, em Cujupe (Alcântara) e Ponta da Espera (São Luís), que levarão rede móvel 4G e 5G para a região, atendendo a uma antiga demanda da comunidade. A ação beneficiará cerca 1,8 milhão de passageiros e aproximadamente 330 mil veículos que anualmente utilizam os serviços de transporte de  barco.

“Esse avanço é fruto de mais uma ação coordenada pela nossa gestão à frente do Ministério das Comunicações, em parceria com o Governo do Maranhão, para garantirmos mais conectividade para os maranhenses. A expectativa é de que o sinal da operadora esteja disponível a partir de outubro, resolvendo um problema histórico naquela região e dando mais comodidade aos passageiros que utilizam o serviço de ferry boat”, afirmou o ministro Juscelino Filho.

O governador Carlos Brandão celebrou a parceria. “Com a chegada de mais estas novidades, vamos avançar no atendimento aos usuários para que a cada dia eles possam se sentir mais confortáveis”, disse.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários