Compartilhe essa Notícia:

Evento debateu a importância da agenda socioambiental para a inclusão digital.

O Ministério das Comunicações (MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) celebraram os 26 anos da Agência nesta terça (7/10), em Brasília (DF). A solenidade contou com a presença da secretária-executiva do MCom, Sônia Faustino, do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, autoridades do Poder Público Federal, representantes do mercado regulado, imprensa especializada e servidores.

"Aproveito esse momento para destacar a parceria entre Ministério das Comunicações e Anatel. Juntos temos trabalhado em cooperação estreita, fundamental para promover o desenvolvimento do setor de telecomunicações na busca por um Brasil cada vez mais conectado. Em nome do ministro Juscelino Filho, deixo registrado nosso compromisso em continuar a fortalecer ainda mais essa relação de sucesso que tem um objetivo claro: garantir que o país tenha uma infraestrutura de comunicação sólida e eficaz", declarou Sônia Faustino.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou: “A marca da Anatel é a da transformação e da superação dos desafios. Há 26 anos o desafio era levar telefone fixo e orelhão para o interior do Brasil. Isso foi superado. Hoje temos o desafio do celular e da banda larga. A cada nova tecnologia a Anatel consegue superar esses desafios. E isso reflete a capacidade dos servidores e pessoas que passam aqui”.

Agenda socioambiental

Além de celebrar as conquistas do setor, o evento debateu a importância da agenda socioambiental, presente na temática ESG (Enviromental, Social and Governance – Meio ambiente, Responsabilidade Social e Governança) e sua relação direta com a inclusão digital.

Como exemplos de ações com impacto direto na pauta ESG global, destacam-se o uso satelital para mapeamento de queimadas, as aplicações da tecnologia 5G, a consolidação do trabalho remoto, as ferramentas de acessibilidade e os alertas de prevenção de desastres climáticos.

Os debates sobre a incorporação de práticas ESG demandam a coordenação e o engajamento por parte de instituições governamentais e entes privados, sobretudo na construção de uma agenda propositiva, com vistas ao alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Atenta a essa questão, a Anatel previu expressamente a pauta ESG como um dos seus projetos estratégicos – denominado Governança 4.0 ESG – alinhado ao Plano Estratégico de 2024-2027.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários