Compartilhe essa Notícia:

 O Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Pedreiras, investiga a prefeita do município, Vanessa Maia, por supostos atos de improbidade.

A investigação acontece a menos de um ano das eleições municipais, e, dependendo do resultado, pode influir na sucessão de Vanessa, mudando o jogo politico na cidade.

A prefeita é acusada de improbidade administrativa, por suposto uso de dinheiro público em propriedade privada em pelo menos duas situações.

Um resultado desfavorável poderá causar o afastamento da prefeita, com possível condenação à devolução dos valores supostamente gastos de forma irregular. E também poderia tornar a prefeita inelegível por oito anos. Em seu lugar, no caso, assumiria o vice-prefeito Walber Rodrigues, um médico, que, neste cenário, inclusive, poderia ser candidato a reeleição.

Um dos casos investigados é relacionado a uma terreno com documento de doação suspeita em propriedade privada. Trata-se da unidade básica de saúde do povoado Pau D’Arco, na zona rural de Pedreiras.

O terreno, onde consideráveis somas teriam sido gastas para a obra, “foi doado pelo proprietário”, conforme o próprio site da prefeitura, que informa os valores e a doação.

No entanto, a doação seria irregular, pois a pessoa que a não teria propriedade legítima do terreno, que é objeto de um inventário familiar e só poderia ser doado com a autorização de todos os familiares envolvidos.

Uma outra situação que pesa contra Vanessa Mata envolve uma obra do campo do bairro Mutirão, na sede do município.

Essa obra chegou a ser anunciada e iniciada pelo ex-secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia Simplício Araújo, mas não teve continuidade, supostamente por questões políticas.

A questão, conforme investiga a promotoria de Pedreiras, é que o campo de futebol do bairro Mutirão não seria público e pertenceria a uma associação privada de moradores do bairro. Nesse caso, só poderia receber dinheiro público se houvesse uma doação da área para a prefeitura. Os recursos privados que iriam ser utilizados no bairro, levantados pelo então secretário Simplício Araújo, acabaram indo para a construção da estrutura do campo de futebol do povoado Morro dos Caboclos, em Trizidela do Vale.

Além dos gastos já realizados supostamente de forma ilegal, a prefeitura estaria licitando a obra do campo incluindo uma pequena praça, por meio de edital de tomada de preços T.P 002/2023, revogada por interesse da prefeitura.

A investigação do MP, caso as denúncias sejam comprovada ma, pode, dentre outras coisas, responsabilizar também os vereadores de Pedreiras, aos quais caberia tomar medidas para a proteção do erário público municipal.


Fonte: Blog O Informante do JP

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. comecou a briga politica pelo dinheiro da viuva rica ( prefeitura ), agora aparece cada coisa pra tentar emplacar um nome politico kkk o que nao espanta sao os pseudos blogueiros achando que tem alguma forma de tentar mudar opniao da populacao kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!
      Pedreiras Maranhão precisa se emancipar!
      Não me refiro aos blogieiros,mas aos poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário. A quem interessa o afastamento da Prefeita nesse nomento?

      Excluir